Tempo - Tutiempo.net

Moradoras de bairro nobre querem proibir deficientes de irem à praia

Retrato da elite brasileira

Elite faz exclusão de deficientes

Moradoras do bairro de Cabo Branco, em João Pessoa (PB), procuraram uma vereadora na Câmara Municipal da cidade pedindo a proibição das atividades de um grupo de pessoas com deficiência.

A reclamação das mulheres foi denunciada pela vereadora Helena Holanda (Progressistas) no plenário da Câmara.

Helena é defensora de causas de minorias e uma das idealizadoras do projeto ‘Acesso Cidadão’.

As ‘madames’ foram até a Câmara pedir a suspensão do projeto, que tem como objetivo levar à praia pessoas com os mais variados tipos de deficiência.

Desde que foi iniciado, o projeto possibilitou que muitas das pessoas atendidas pudessem ver o mar pela primeira vez.

Segundo a vereadora, as moradoras alegaram que as atividades do projeto estavam “incomodando e tirando a beleza natural do lugar, onde moram pessoas ilustres”.

O bairro de Cabo Branco tem o metro quadrado mais caro da cidade.

Diante da negativa da vereadora Helena Holanda em recuar com o projeto, as moradoras do bairro nobre sugeriram que ela cercasse a área utilizada pelos deficientes.

“Fizeram um pedido repetitivo para cercar o local do projeto, que fosse isolado e colocassem um portão.”

Em João Pessoa, o caso provocou muita polêmica e discussão.

No sábado (24) teve um  ato simbólico de apoio ao projeto.

Os organizadores do ato informaram que a iniciativa tem o objetivo de repudiar o grupo de moradoras “que são contra um projeto inclusivo e que promove cidadania”.

Em nota, a Prefeitura de João Pessoa informou que o programa Acesso Cidadão continuará a ser executado, atendendo cerca de 100 pessoas com deficiência e necessidades especiais, promovendo atividades esportivas e de lazer, aos sábados, na praia.

A deputada estadual Cida Ramos usou as redes sociais para criticar a reclamação das moradoras.

“A posição dessas moradoras nos faz pensar que a realidade em nosso país é cada vez mais difícil e se fortalece na ignorância e no preconceito”, ressaltou.

O ‘Acesso Cidadão’ leva pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para aproveitar o fim de semana na praia e tomar banho de mar.

O projeto, que também prevê o acesso a jogos esportivos, lazer e cultura, é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com a Fundação Casa José Américo, a ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS