Tempo - Tutiempo.net

Moraes ordena a prisão de Allan dos Santos e solicita extradição

Allan dos Santos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou a prisão do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, do site Terça Livre.

Como Santos está nos EUA, para onde se mudou após entrar na mira dos inquéritos das fake news e atos antidemocráticos, o ministro acionou o Ministério da Justiça para que seja solicitada sua extradição.

O pedido de prisão foi feito pela PF e a Procuradoria-Geral da República se manifestou contra.

Nas últimas semanas o Instagram, YouTube e Twitter suspenderam as contas de Santos e do seu site, o Terça Livre, também por ondem de Moraes no inquérito das mílicias digitais.

O ministro ainda autorizou busca e apreensão na casa de uma ex-estagiária do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, tratada por Santos como informante em conversas reveladas pela imprensa.

O influenciador driblou a decisão de Moraes e tem veiculado os programas de seu site na página Artigo 220.

Fuga para os EUA

A fuga de Allan dos Santos para os EUA contou com a ajuda do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente.

Mensagens interceptadas pela PF mostram que Allan deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos cerca de um mês após ter as conversas com Eduardo Bolsonaro.

Em diálogos entre o parlamentar e o blogueiro, em junho de 2020, Eduardo pergunta como está a situação dos passaportes de Allan e da família, que responde que apenas um passaporte estaria regularizado. Posteriormente, o deputado pede a Allan o número dos protocolos de atendimento da PF, sobre a regularização dos passaportes.

O resultado é óbvio.

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS