Tempo - Tutiempo.net

NILO BATISTA DIZ QUE A GLOBO ATACA E FERE O ESTADO DE DIREITO

Advogado Nilo Batista

O criminalista Nilo Batista divulgou uma nota em resposta à reportagem “Criminalista contratado por Lula faturou R$ 8,8 milhões com a Petrobras”, publicada na coluna Expresso, do site da revista Época, da Editora Globo.

Para o advogado, que recentemente foi contratado para trabalhar na defesa de Lula, as informações da matéria foram publicadas de forma “incompletas ou fora de contexto, de modo a sugerir a seus leitores algum tipo de vinculação entre o fato de Nilo Batista & Advogados Associados ter sido remunerada pela Petrobras e de ter se agregado recentemente ao esforço de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

A nota acusa a imprensa “tendenciosa” de fazer de Nilo Batista seu novo “alvo” e ainda de ferir “frontalmente o Estado democrático de direito” ao atacar advogados “infundadamente e de modo leviano e injustificável”.

O texto também cita Roberto Teixeira, outro advogado de Lula que vem sendo citado em reportagens recentemente.

Leia a íntegra da nota:

Nota de desagravo ao escritório Nilo Batista & Advogados Associados.

Em matéria intitulada “Criminalista Contratado por Lula faturou R$ 8,8 milhões com a Petrobras”, divulgada, a partir das 6:02h de 5 de fevereiro de 2016, na coluna Expresso, mantida no site da Revista Época na internet, seu autor expôs informações incompletas ou fora de contexto, de modo a sugerir a seus leitores algum tipo de vinculação entre o fato de Nilo Batista & Advogados Associados ter sido remunerada pela Petrobras e de ter se agregado recentemente ao esforço de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma vez mais a imprensa tendenciosa, comprometida com interesses escusos, descompromissada com a verdade e em mais uma tentativa de criminalização de partidos políticos e, em especial, do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, resolve atacar, também, os advogados de defesa do ex-presidente.

Desta vez o alvo foi o renomado, tradicional e respeitável escritório Nilo Batista & Advogados Associados.

Tal como Nilo Batista, o respeitável advogado Roberto Teixeira também tem sido atacado levianamente.

Os ataques ao advogado Roberto Teixeira e ao escritório de Nilo Batista fere não só os 10 advogados que fazem parte do escritório, como a todos os advogados do país que se dedicam com ética e denodo na defesa de direitos e garantias fundamentais.

É imperioso ressaltar que a advocacia tem acento constitucional e é indispensável à justiça.

O exercício livre da atividade profissional do advogado é pressuposto da democracia. Não há justiça sem advogado.

De igual modo o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa, a presunção de inocência entre outros, são princípios fundamentais do Estado democrático de direito.

Independente de quem quer que seja investigado ou acusado o direito de defesa é sagrado.

Não é despiciendo lembrar que Nilo Batista tem uma trajetória em defesa dos direitos humanos e da democracia.

Durante o regime de exceção Nilo juntamente com outros advogados defendeu inúmeros presos políticos e acusados pela ditadura.

Contudo, não é a primeira vez que Nilo Batista é atacado por estar ao lado daqueles que lutaram e lutam pelos direitos sociais, pelos direitos humanos – em sua maior amplitude – e pela democracia material.

Quando governou o Estado do Rio de Janeiro ao lado de Leonel Brizola, Nilo também foi ofendido como pessoa e profissional, mas seguiu firme na luta em defesa dos excluídos e vulneráveis.

Quando a imprensa ataca infundadamente e de modo leviano e injustificável a advogados, fere frontalmente o Estado democrático de direito.

Nilo Batista & Advogados Associados

OUTRAS NOTÍCIAS