Tempo - Tutiempo.net

Pesquisa IstoÉ/Sensus dá vitória a Lula no primeiro turno e contradiz PoderData

Lula vence Bolsonaro no primeiro turno

A mais nova pesquisa IstoÉ/Sensus divulgada na noite de quarta-feira (13) confirma a liderança de Lula (PT) na corrida rumo à Presidência da República, com 43,3% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 28,8%.

Quando considerados os votos válidos, o petista alcança 51% e venceria no primeiro turno, segundo o instituto.

O Tribunal Superior Eleitoral exclui os brancos e nulos e considera apenas os votos válidos na contagem oficial que define o resultado da eleição.

A exemplo do que registram outros levantamentos, a pesquisa IstoÉ/Sensus também indica que a terceira via segue distante do segundo turno.

O terceiro colocado no levantamento, Ciro Gomes (PDT), soma 6,3%, seguido por João Doria (PSDB), com 2,6%.

O levantamento também mostra que o índice de rejeição a Lula (37,9%) é inferior ao de Bolsonaro (53,9%), Doria (49,4%) e Ciro (43,9%). A pesquisa IstoÉ/Sensus ouviu 2.000 eleitores entre 8 e 11 de abril. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.

Os números apresentados pela IstoÉ/Sensus são bem diferentes do que os que foram revelados pela pesquisa PoderData, divulgada também na quarta-feira.

O ‘PoderData’ é o instituto de pesquisas do site ‘Poder 360’.

Trata-se da única empresa que realiza levantamentos para a disputa presidencial de 2022 com ‘ligações automatizadas’. Ou seja, são robôs telefonando para residências de milhares de pessoas e computando os resultados.

Os demais grandes institutos de pesquisa (Datafolha, Ipespe, MDA, Sensus, BigData, Genial/Quaest, Vox Populi) fazem os seus levantamento nas ruas.

Confira os números da pesquisa Istoé/Sensus:

(Votos totais)
Lula – 43,3%
Bolsonaro – 28,8%
Ciro 6,3%
Doria – 2,6%
Janones – 2%
Vera Lúcia – 1,1%
Tebet – 0,8%
Brancos e Nulos – 7,8%
Indecisos – 7,1%

OUTRAS NOTÍCIAS