Tempo - Tutiempo.net

PREFEITO DIVULGA PESQUISA E CONFIRMA QUE AS OBRAS DO BRT SERÃO CONCLUÍDAS

Prefeito José Ronaldo sem demagogia. BRT é uma realidade

Demonstrando confiança, tranquilidade e razoabilidade o prefeito José Ronaldo deu início ao encontro com imprensa, vereadores e secretários, apresentando uma pesquisa de Mobilidade sobre o transporte convencional de massa em Feira de Santana.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro, na sede do município, envolvendo os bairros Campo Limpo, Alto do Papagaio, Sobradinho, CASEB, Brasília, Cidade Nova, Pampalona, Mangabeira, Feira X, Tomba, Rua Nova, Jardim Cruzeiro, Serraria Brasil, Jardim Acácia, Feira VII, Fraternidade, Calumbi, Conceição, loteamentos Liberdade e Elza Azevedo, além dos distritos de Humildes e Maria Quitéria, na zona rural.

Em resposta as entrevistas realizadas pela pesquisa, envolvendo 506 pessoas, com idade a partir de 16 anos, 37,40% consideraram o trânsito em Feira péssimo; 33,60% acham ruim; 19,60% regular e apenas 6,90% surpreenderam dizendo ser bom.

O transporte público ao ser avaliado, 44,30% dos entrevistados não tiveram dúvidas em dizer que é péssimo; 29,20% ruim; 15,40% regular e 5,30% consideraram bom.

Continuando com os resultados da pesquisa, o prefeito ficou convicto de que algo tinha que feito, quando 98,20% dos entrevistados desejavam medidas que melhorassem o transporte e o trânsito em Feira de Santana.

Não causou muita surpresa quando 65,60% disseram acreditar que o BRT vai influenciar positivamente a mudança, enquanto 25,70% não acreditam nessa possibilidade.

Quanto à situação no canteiro de obras, 73,50% dos entrevistados disseram saber que manifestantes invadiram a área, provocando atrasos na execução do projeto BRT.

Diante desse impasse, 70,40% registraram sua posição contrária a esse tipo de manifestação, enquanto apenas 19,80% disseram aprovar o acampamento dos contrários.

Os números da pesquisa desfilaram sem muita novidade nos resultados obtidos. Vejamos: Para 51,60% dos entrevistados, os acampados são ligados a partidos políticos; 18,60% dizem que são pessoas sem vínculos e 17,80% acreditam que são ambientalistas.

No que diz respeito a licitação do transporte convencional de massa, os entrevistados na razão de 75,70%, aprovaram a mudança das empresas de ônibus pela Prefeitura.

Aqueles que ainda mantinham a esperança de que as empresas substituídas poderiam desempenhar um serviço de qualidade ficou em 21,90%, ou seja, eles discordam das mudanças introduzidas.

O BRT

Passando extrema confiança, o prefeito José Ronaldo afirmou que Feira de Santana não pode deixar passar essa grande oportunidade.

Na verdade diversos municípios tiveram seus projetos inconclusos e por isso foram rejeitados pelo Ministério das Cidades.

Os municípios citados que não participarão, no momento, desse projeto de Mobilidade Nacional, são os seguintes: Niterói (RJ), Campo dos Goitacazes (RJ), Betim (MG), Ribeirão das Neves (MG), Santa Maria da Vitória (RS), Cuiabá, Vitória (ES), Porto Velho (ES), Caruaru (PE), Olinda (PE, Paulista (PE), São Vicente (SP) e Bauru (SP).

Em dado momento José Ronaldo afirmou categoricamente que o BRT vai ser feito.

“Nunca, em nenhum momento, tive dúvida sobre a execução deste projeto, pois não posso entender que uma cidade que tenha a capacidade de assumir uma obra como o complexo de viadutos, que já está praticamente paga, pode deixar passar a oportunidade de fazer o seu BRT”.

Essa afirmativa teve como suporte os vários encontros que Ronaldo manteve ao longo dos últimos dois meses, em Brasília, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Sua convicção está respaldada no último encontro entre eles, ocorrido num café da manhã na semana passada, e que contou também com a presença do deputado federal José Nunes e o ex-deputado Colbert Martins.

Na oportunidade o ministro Kassab disse da necessidade de dirimir algumas dúvidas sobre a concepção do projeto original.

Era justamente o que José Ronaldo estava desejando e esse encontro está agendado para os próximos dias, com a participação de técnicos da prefeitura e do Ministério das Cidades.

O prefeito demonstrando extrema tranquilidade e convicção afirmou que: “Feira de Santana é uma das poucas com cidades brasileiras que tiveram o projeto do BRT aprovado 100%”.

Ao finalizar o encontro, uma notícia que não estava programada para o encontro.

Os proprietários das empresas vencedoras do processo de licitação, em particular a empresa Rosa, apresentou o modelo da Carroceria dos novos ônibus.

E o prefeito confirmou que os ônibus estão sendo construídos e chegam a Feira de Santana no mês de dezembro.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS