Tempo - Tutiempo.net

Quem são os candidatos a presidente?

Candidatos e pre candidatos a presidente da república

Os pré-candidatos já homologados em convenção.

Ciro Gomes (PDT)

Candidato a presidente em 1998 e 2002, esta será a terceira vez que Ciro Gomes tentará chegar ao Palácio do Planalto.  Ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, ele já foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, deputado federal e deputado estadual (CE). Atualmente, Ciro está em seu sétimo partido.

Paulo Rabello de Castro (PSC)

Paulo Rabello de Castro foi presidente do BNDES, de junho de 2017 a março de 2018, quando deixou o cargo em razão do calendário eleitoral. Entre julho de 2016 e junho de 2017, ele presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O candidato escolhido pelo PSC era filiado ao Partido Novo, mas deixou a sigla em outubro de 2017 para entrar na nova legenda.

Vera Lúcia (PSTU)

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe, Vera Lúcia foi candidata à Prefeitura de Aracaju em 2012. Nas eleições 2018, a sapateira quebra a hegemonia do dirigente Zé Maria – candidato a presidente nas últimas quatro eleições – como postulante do PSTU na corrida ao Planalto.

Guilherme Boulos (PSOL)

A eleição presidencial de 2018 será a primeira de Boulos. Ele filiou-se em março ao PSOL. No mesmo mês, foi lançado como pré-candidato após receber maioria dos votos em disputa com outros três nomes do partido.  Antes de se tornar líder do MTST, Boulos foi militante estudantil na União da Juventude Comunista e se formou em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

Jair Bolsonaro (PSL)

No sétimo mandato consecutivo como deputado federal e filiado ao nono partido de sua carreira, está é a primeira vez que o militar da reserva do Exército disputará a Presidência da República.

Lista dos pré-candidatos a serem homologados em suas convenções partidárias.

Lula (PT)

Líder de pesquisas de intenções de voto, o ex-presidente Lula deverá ser aclamado candidato a presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ainda que preso em Curitiba pelo tribunal inquisitorial da Lava Jato. A convenção para definição de Lula como candidato do partido deve acontecer no dia 4 de agosto. No dia 15, o PT deverá registrar a candidatura do ex-presidente no TSE. Lula foi presidente da República de 2003 a 2010 e já participou de cinco eleições presidenciais.

Marina Silva (Rede)

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente é nome praticamente certo entre os candidatos à Presidência. Terceira colocada em 2014, quando recebeu cerca de 20 milhões de votos, Marina Silva também ocupa a terceira posição nas pesquisas com Lula para as eleições 2018 e, sem a presença do petista, figurou em segundo lugar no último levantamento CNI/ Ibope, tecnicamente empatada com Jair Bolsonaro.

Geraldo Alckmin (PSDB)

Geraldo Alckmin deixou o Governo de São Paulo no início de abril para se dedicar à disputa presidencial. A coligação, se confirmada, deverá garantir para Alckmin o maior tempo de propaganda (mais de quatro minutos) entre todos os presidenciáveis durante o horário eleitoral na TV e no Rádio, que começa no dia 31 de agosto.

Aldo Rebelo (SD)

Aldo Rebelo deixou o PSB após a filiação do ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa, entrou para o Solidariedade e, logo em seguida, foi oficializado como pré-candidato à Presidência da República pelo novo partido.

Manuela D’Ávila (PCdoB)

O PCdoB oficializou, em novembro do ano passado, a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila como a pré-candidata do partido à Presidência. Apoiador tradicional do PT, esta é a primeira vez que o partido lança um nome próprio para a disputa presidencial desde o fim do regime militar. Manuela é deputada estadual do Rio Grande do Sul.

Álvaro Dias (Podemos)

Ex-PSDB e Partido Verde, Alvaro Dias é o pré-candidato do Podemos para o Planalto nas eleições 2018. Senador eleito com 77% dos votos do Paraná na última eleição, ele conta com o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan entre seus conselheiros.

João Amoêdo (Novo)

O empresário João Amoêdo é o pré-candidato do Partido Novo para a Presidência da República. Com passagens por Unibanco e Itaú-BBA, Amoêdo defende a imediata privatização das empresas estatais brasileiras, mas rejeita o rótulo de “candidato do mercado financeiro”.

Henrique Meirelles (MDB)

ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles é o pré-candidato do MDB para a corrida presidencial. As especulações que cogitavam a possibilidade de candidatura de Michel Temer foram afastadas depois que o atual presidente anunciou em discurso que desistiu de disputar um novo mandato.

Levy Fidelix (PRTB)

Candidato a presidente do Brasil em 2010 e 2014, Levy Fidelix deverá ser novamente o representante do PRTB na corrida presidencial das eleições 2018. No último pleito, Fidelix recebeu 446.708 votos, o equivalente a 0,46% do eleitorado brasileiro.

OUTRAS NOTÍCIAS