Tempo - Tutiempo.net

Telefonemas de Thompson e Raquel Dodge revelam esquema para manter Lula preso

Thompson e Raquel Dodoge

Após a declaração do diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, de que recebeu ligaçõesdo presidente do TRF-4, Thompson Flores, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pedindo para não soltar Lula, o desembargador emitiu nota tentando se justificar e o PT informou que irá pedir apurações sobre o comportamento da PGR.

O episódio que dominou as manchetes deste domingo foi divulgado pelo Estadão, que publicou entrevista de Galloro narrando os telefonemas dos dois, barrando que a PF libertasse Lula durante o Habeas Corpus concedido pelo plantonista Rogério Favreto.

 Na segunda (13), Thompson Flores soltou uma nota admitindo que telefonou para o diretor-geral da PF, mas tentando justificar que não haveria irregularidades em tal postura, uma vez que imediatamente depois ele publicaria a decisão que barrou o despacho do plantonista.

E disse que a comunicação com a PF não foi uma “ordem” dada por telefone:

“Sobre a entrevista dada ao jornal O Estado de São Paulo pelo diretor-geral da Policia Federal, publicada no dia 12 de agosto, domingo, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, esclarece que, por ocasião da análise do Conflito Positivo de Jurisdição nº 5025635-16.2018.4.04.0000, proposto pelo Ministério Público Federal (MPF) em regime de plantão no dia 8 de julho, informou à autoridade competente que despacharia nos minutos subsequentes, sem, em momento algum, dar alguma ordem por telefone“, diz a nota.

“A atuação do presidente do TRF4 nos autos do Conflito Positivo de Jurisdição observou o sistema legal pátrio, bem como o direito constitucional do devido processo legal“, acrescentou a publicação dada pelo TRF-4 na segunda.

E sobre a afirmação de Galloro contra a PGR Raquel Dodge, que também telefonou para o diretor-geral da PF barrando-o de soltar Lula, o PT já informou que tomará providências.

A presidente nacional do partido, a senadora Gleisi Hoffmann, disse nesta segunda que irá solicitar uma apuração do Senado.

Segundo ela, a PGR deve explicar sua atuação no episódio que contrariou a decisão de um desembargador plantonista, durante o recesso do Judiciário, que concedeu o Habeas Corpus para a soltura de Lula.

“Raquel Dodge tem explicações a dar ao Senado da República. Qual a justificativa para ligar na PF do Paraná determinando não cumprir ordem judicial, ignorando caminho processual.

Espero que o Senado aprove a convocação que iremos apresentar e a investigação sobre seu abuso de autoridade“, disse Gleisi, no Twitter.

Jornal GGN

OUTRAS NOTÍCIAS