Tempo - Tutiempo.net

Temer recebe presidente do PTB para resolver indicação ao Ministério do Trabalho

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, durante reunião com o presidente Michel Temer. Ao centro, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (Foto: Beto Barata/Presidência da República) em 07/06/2017

O presidente Michel Temer recebe o presidente do PTB, Roberto Jefferson, na tarde desta quarta-feira, para tentar resolver até o final desta semana o problema criado com a rejeição do nome do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) para o Ministério do Trabalho.

Fontes do Planalto admitiram à Reuters que o veto ao nome do parlamentar criou um desconforto com o partido, mas que deve ser resolvido rapidamente com a indicação de outros nomes petebistas.

O governo não quer estender o processo para evitar aumentar a crise com o PTB. Apesar de Jefferson ter recebido bem a rejeição a Fernandes, o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, mostrou extrema irritação com o veto. “Veto do PMDB eu não posso aceitar”, disse à Reuters. Jovair não irá a audiência com Temer.

Fernandes, anunciado como substituto de Ronaldo Nogueira no mesmo dia em que o ex-ministro pediu demissão, perdeu o cargo porque seu filho, Pedro Lucas, participa do governo do Maranhão, comandado por Flávio Dino (PCdoB), um dos principais opositores do governo de Michel Temer e adversário político do ex-presidente José Sarney.

Em uma mensagem aos colegas de bancada, Fernandes informou que não seria mais ministros pelo “embaraço” que causaria na relação entre Temer e Sarney.

Jefferson, em conversa prévia com auxiliares de Temer, sugeriu dois nomes para substituir Fernandes, os deputados Sérgio Moraes (PTB-RS) ou Josué Bengtson (PTB-PA). O primeiro, no entanto, é polêmico.

Moraes –que era a primeira opção da bancada, mas recusou a indicação– ficou conhecido por ter dito, ao relatar o processo de cassação do ex-deputado Edmar Moreira, que estava “se lixando para a opinião pública”, ao decidir pela inocência do então parlamentar na Comissão de Ética da Câmara.

 Lisandra Paraguassu

OUTRAS NOTÍCIAS