O maior derrotado nessa eleição municipal em Feira de Santana foi o PT, representado pelo deputado líder do governo na Assembleia Legislativa e candidato a prefeito Zé Neto.
Ele obteve 46.912 votos na eleição desse ano. O que representa 8.425 votos a menos do total obtido nas eleições de 2012 quando saiu candidato a prefeito. Nessa eleição de 2012 Zé Neto obteve 55.337 votos.
No comparativo, a única resposta encontrada é que o deputado, como candidato a prefeito, encolheu eleitoralmente e com isso arrastou todos os candidatos ao Legislativo.
O partido perdeu duas cadeiras na câmara. O único vereador eleito do PT, Alberto Nery, não teve apoio do candidato a prefeito.
Zé Neto não conseguiu eleger nenhum vereador, inclusive o seu assessor, Tarcízio Branco, carregado por ele, que provocou vários embates entre os demais candidatos, e onde apostou todas as suas fichas, não se elegeu, obteve apenas 2.531 votos.
Vereadores.
Dos 21 candidatos a vereador eleitos, para o período legislativo de 2017 a 2020 no Legislativo feirense, apenas 10 foram reeleitos.
11 foram eleitos, provocando uma renovação no quadro de vereadores de mais de 50%.
Devemos salientar de que entre os 11, quatro vereadores estão retornando a casa, após derrota no pleito de 2012, são eles: Beto Tourinho, Lulinha, Zé Curuca e Ewerton Carneiro (Tom).
Sendo eleitos pela primeira vez sete (7) vereadores. Os novos vereadores são: Zé Filé; João Bililiu; Luiz da Feira; Fabiano da Van; Ron do Lanche; Gilmar Amorim e Cadmiel Pereira.
Os vereadores reeleitos foram os seguinte: Rony; Gerusa; Eremita Mota; José Carneiro; Justiniano França; Isaias de Diogo; Marcos Lima; Ely Ribeiro; Edvaldo Lima; e Alberto Nery.
Ainda não se tem a confirmação da bancada da oposição, mas, nos bastidores os nomes mais comentados são de Edvaldo Lima, Alberto Nery e Zé Filé.
cljornal