Tempo - Tutiempo.net

A prefeitura investiu mais R$ 15 milhões em medicamentos no ano de 2018

500x300

Usuária da Unidade de Saúde do bairro Queimadinha, Rosenilda Silva é uma das beneficiadas do investimento de mais de R$15 milhões em medicamentos feitos pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, durante todo o ano de 2018.

A paciente que é hipertensa há 28 anos, recebe gratuitamente quatro tipos de anti-hipertensivos, além de outros medicamentos solicitados durante acompanhamento na unidade.

Enalapril, Propanolol, Hidroclorotiazida e Losartana são algumas das medicações disponibilizadas pelo SUS entregues mensalmente a Rosenilda pelo Programa Farmácia Básica.

“Tomo dois comprimidos pela manhã e outro a noite. Sempre que venho a unidade de saúde encontro os medicamentos que utilizo”, relata Rosenilda Silva.

Só em 2018, 705.882 remédios e insumos foram dispensados pela Assistência Farmacêutica.

No quantitativo estão inclusos os medicamentos da Farmácia Básica, voltados a hipertensão, diabetes, alergias, anemia, feridas, saúde da mulher, saúde mental e inflamações.

Outros são antibióticos, antiparasitários, antifúngicos e medicamentos fitoterápicos.

“Essas medicações podem ser adquiridas nas unidades de saúde as quais os pacientes são acompanhados” ressalta Juraci Leite, coordenador da Assistência Farmacêutica.

Para tanto é necessário ter em mãos receituário médico, cartão SUS e documento de identidade com foto.

Ao todo 162 tipos de medicamentos são distribuídos.

O reabastecimento do estoque das Unidades de Saúde é feito seguindo cronograma da Assistência Farmacêutica.

“Caso esgote antes da reposição, enviamos remessas extras assim que sinalizado”, informa.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS