Tempo - Tutiempo.net

Artesão expõe na Expofeira trabalho com animais e vegetação de Jaguara

Mostrar a realidade da região onde vive. Esse é o objetivo do artesão Vicente Paulo, que levará para a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2014) a mostra intitulada “Animais e Vegetação de Jaguara”, entre os dias 7 e 14 de setembro, no Parque de Exposições João Martins da Silva.

Meios de transporte de época, animais mortos, pássaros e a vegetação local são expressadas de maneira simbólica pelo autor através de suas peças.

A mostra foi apresentada no sábado, 16, durante a Ação Cidade Trabalho, em Jaguara.

Natural do distrito, o artesão confecciona suas peças com o reaproveitamento de troncos de árvores mortas e distorcidas pela seca, que são humanizadas por ele.

A arte de Vicente já esteve exposta no Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Vicente Paulo conta que herdor de sua mãe a paixão pelo artesanato. “Quando criança, ficava observando atentamente minha mãe criar várias formas com o barro (argila)”.

Disse ainda que: – Foi então que nasceu o meu prazer pelo artesanato. Arte pela qual tenho o prazer de trabalhar até hoje.

“Faço as peças por prazer, não tenho objetivo comercial”, ressaltou Vicente Paulo. “Tento expressar a realidade do homem do campo que vive em Jaguara. A seca, os animais mais presentes em nosso cotidiano, os transportes de carro de boi, enfim, tudo que fizer parte da tradição do distrito onde nasci”, explicou.    

Fonte: Secom/Feira.

OUTRAS NOTÍCIAS