Tempo - Tutiempo.net

Artistas elogiam o MAC na passagem do aniversário de 20 anos

Moradores de Matinha querem creche municipal - Bonfim de Feira quer mais investimentos na saúde

Museu de Arte Contemporânea

“Espaço raro”. Diz o poeta Antônio Brasileiro ao definir o Museu de Arte Contemporênea Raimundo de Oliveira. “Local adequado”, afirma o artista plástico Jorge Galeano. “De repente 20 anos”, espanta-se o artista plástico Juraci Dórea.

Juraci tem uma relação afetiva com o espaço: foi um dos seus idealizadores e primeiro diretor. “O MAC é um local que garante o futuro da arte contemporânea em Feira”. Para ele, a linguagem é provocativa e leva ao debate.

Ele ressalta que o espaço também coloca o município na vanguarda, em termos regional, por ser o único do estado com esta vocação. “Ao longo das décadas aqui foram realizadas grandes exposições com nomes conhecidos”.

Participa da exposição comemorativa com a obra “Azul e o tempo”, um pedaço de madeira com parte pintada de azul que mostra a passagem do tempo. “O sonho de todo artista é se comunicar. E a arte moderna é isso”.

Galeano afirmou que a sua carreira se confunde e está diretamente relacionada com a história do MAC. “Tenho uma ligação muito forte com este espaço, onde participei de várias iniciativas”. “É um dos bons espaços que a cidade dispõe e onde acontecem coisas importantes”, afirmou Antônio Brasileiro.

Autor de uma instalação – que é uma manifestação artística contemporânea composta por elementos em um ambiente, George Lima, afirmou que a arte é um instrumento para levar as pessoas à reflexão “sobre tudo, inclusive a vida”.

“Compotas” é formada por cem vasos com areia e coberto por um algodão fino, mais uma bolinha de gude no centro. “Inicialmente, a arte contemporânea parece estranha. E isso é bom para o homem”.

Moradores de Matinha querem creche municipal

A implantação de uma creche pública municipal para atender às necessidades da demanda de mães, que necessitam de um local para deixar suas crianças enquanto vão trabalhar, está sendo reivindicada por moradores do distrito de Matinha. A construção do equipamento foi solicitada na tarde desta sexta-feira, 22, durante audiência pública para coleta de sugestões populares visando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Durante a audiência pública, realizada no Centro de Saúde Dr. Almir Oliveira Dias, coordenada pelo assessor especial da Secretaria de Planejamento (Seplan), Luiz Ivan Santos, os populares também reivindicaram melhorias nos serviços de saúde pública, construção de casas populares para famílias de baixa renda e ainda reforço na segurança.

A coleta de propostas nos oito distritos feirenses foi concluída pela comissão na tarde desta sexta-feira, 22, no distrito de Matinha, após ter ouvido também as opiniões e reivindicações de moradores dos distritos de Bonfim de Feira, Ipuaçu, Jaguara, Tiquaruçu, Humildes, Maria Quitéria e Jaiba.

No próximo dia 28 a audiência pública para coleta de sugestões visando a elaboração da Lei Orçamentária Anual será realizada na sede do município, no Auditório João Batista, na Secretaria Municipal de Saúde, à avenida João Durval, bairro Estação Nova. Pela manhã serão ouvidos os moradores dos bairros que compõem as regiões administrativas I, II e III enquanto que no período da tarde os das regiões administrativas IV e V.

Bonfim de Feira quer mais investimentos na saúde

Moradores do distrito de Bonfim de Feira querem mais investimentos do Governo Municipal na área da saúde, com a construção de uma policlínica. A reivindicação foi apresentada por populares, na manhã desta sexta-feira, 22, durante audiência pública para colher sugestões visando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.

Durante a audiência pública, promovida no auditório da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura, os moradores do distrito feirense também elencaram como principais sugestões para as ações do Governo Municipal na comunidade, no próximo ano, melhorias no sistema de transporte público, saneamento básico e em habitação, com construção de casas populares para famílias de baixo poder aquisitivo.

A sugestão da comunidade para viabilizar a implantação de uma policlínica na região é de implantar o equipamento de saúde no povoado de Galhardo. Isto porque a localidade é um ponto estratégico para atender também aos moradores dos distritos de Jaguara e Ipuaçu, que também reivindicam investimentos nos serviços de atendimento médico.

Durante a reunião, o assessor especial da Secretaria de Planejamento (Seplan) e coordenador da elaboração da LOA, Luiz Ivan Santos, observou que a construção em local estratégico para atender mais de um distrito, conforme sugerem os próprios moradores, possibilita o atendimento a um maior número de pessoas.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS