Tempo - Tutiempo.net

Aulas retornam na rede municipal, mas professores não

No primeiro dia letivo da rede municipal em Feira de Santana não haverá aula, mesmo com o início das atividades escolares marcadas para esta segunda-feira (9).

 

Os estudantes do ensino infantil e fundamental 1, que forem para as escolas não encontrarão professores na sala de aula, pois os docentes estarão reunidos em um restaurante no centro da cidade, em assembleia convocada em carácter de urgência pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado da Bahia (APLB/Feira).

 

Mesmo após a prefeitura ter anunciado o pagamento do novo piso salarial já para o mês de fevereiro com aumento de 13,01% o maior entre todas as categorias, entre outros benefícios que irão ajudar a classe, o movimento sindical dos professores liderado pelo sindicalista Germano Barreto, não se mostrou satisfeito e convocou uma assembleia para a data que marcaria a vida de muitas crianças, o primeiro dia de aula, será uma decepção!

 

A principal pauta de reivindicação da APLB é a falta de resposta clara por parte do governo municipal a respeito da redução da carga horária em um terço no ensino infantil e fundamental I em 2015.

 

Porém a secretaria de educação informou ao jornal FOLHA DO ESTADO, que já existe uma comissão estudando as vantagens e desvantagens dessa redução, e somente a conclusão desses estudos poderão assegurar uma resposta concreta para o pedido da classe.

 

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, ficou indignada com a convocação da assembleia e disse que mesmo com o não comparecimento dos professores, o retorno às aulas acontecerá nesta segunda-feira (9).

 

“Não entendi essa assembleia no início do ano letivo, nós pagamos o piso, que é maior do que o valor da inflação e ainda vamos pagar o retroativo do mês de janeiro, mas mesmo assim o calendário será seguido, a presença na sala de aula fica por conta dos professores”, disse a secretária de Educação.

 

Os diretores das escolas que serão prejudicadas com a ausência dos professores em sala de aula comentaram que o não comparecimento dos educadores foi acordado previamente, como aconteceu na Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura, relatou a diretora Eveline Souza Pinto.

 

“Na minha escola eu entrei em acordo com os professores, e como a assembleia será direcionada para os professores do ensino fundamental a escola não terá aulas nesse dia para as séries iniciais, pois temos uma gestão participativa”, disse a diretora.

Fonte: Folha do Estado

OUTRAS NOTÍCIAS