Tempo - Tutiempo.net

Criança com doença falciforme será submetida a exame

Na próxima quinta-feira, 23, a partir das 7h, pacientes do Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme serão submetidos ao exame de biomarcador inflamatório – visa identificar se há risco de Acidente Vascular Cerebral.

O procedimento (coleta de sangue) será feito em crianças e adolescentes, na faixa etária entre 7 a 18 anos.

 

Conforme o neuropediatra Camilo Vieira, o resultado desse exame será correlacionado ao resultado do Doppler Transcraniano, o qual avalia o fluxo sanguíneo cerebral e que já é feito no Centro de Referência.

A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa do Hospital Universitário Professor Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a Fiocruz.

 

O AVC é uma das complicações mais graves da anemia falciforme. Pacientes com a doença, na faixa etária pediátrica, têm chances 300 vezes mais de ter um derrame do que uma criança que não a possui. O paciente falcêmico apresenta alteração genética da hemoglobina.

 

Geralmente, eles sentem fortes dores nos ossos, músculos e articulações, cansaço, tem anemia, olhos amarelados (icterícia), insuficiência renal aguda, feridas (úlceras). Em crianças pode haver edemas nas mãos e pés.

 

O Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme está localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova.     

 

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS