Tempo - Tutiempo.net

Escola da rede municipal é finalista em concurso nacional promovido pela Tang

A Escola Municipal Célida Soares Rocha, localizada no bairro Rua Nova, é uma das cinco finalistas nacionais do concurso Reciclar é Show, criado pela Tang, marca de suco, cuja iniciativa quer premiar uma escola em todo o Brasil pelo mérito de aliar criatividade, música e a defesa do meio ambiente.

 

A Célida é também a única do norte e nordeste a participar da etapa final do concurso que envolveu 100 escolas na primeira fase. A votação começa nesta terça-feira (1º), na página do projeto: www.esquadraoverdetang.com.br. Para votar, é preciso fazer um rápido cadastro como agente na defesa do meio ambiente, clicando na área “Quero ser um agente”. Um vídeo apresenta o trabalho de cada unidade de ensino e a votação segue até o dia 27 de outubro.

Das cinco escolas classificadas à final, a de Feira de foi a que obteve a melhor pontuação, alcançando a nota 3,96 de 4,0. Dentre as demais classificadas, três são de São Bernardo do Campo, São Paulo, e a quarta de Betim, Minas Gerais. Elas foram selecionadas por uma comissão julgadora do Reciclar é Show que assistiu aos vídeos produzidos nas escolas pelas próprias crianças e professores.

Como finalista, a Célida Rocha já ganhou o prêmio de R$ 15 mil que será investido na compra de instrumentos e adequações na escola para o desenvolvimento de aulas de música. Agora ela concorre à recompensa final do projeto: tocar com o maestro João Carlos Martins, no dia 20 de novembro, em São Paulo, e ainda ganhar um ano de curso de musicalização com a equipe dele.

 

Todas as escolas tiveram o mesmo desafio: desenvolver instrumentos musicais com materiais reciclados, como garrafas pets, tampinhas, latas diversas, papel e embalagens de modo geral. E em seguida, tocá-los uma canção que defendesse a ideia de preservar o meio ambiente, propondo a reutilização dos materiais ou ainda sua destinação correta.

 

Foram considerados três aspectos fundamentais: 1, a utilização do material reciclado para desenvolver os instrumentos e o tipo de som retirado dos mesmos, destacando ainda a estética; 2, a criatividade na execução dos instrumentos, ou seja, o que eles exploram musicalmente – ritmo, melodia e composição; 3, originalidade na interpretação, aspecto em que são avaliados a performance, coreografia, figurino, cenários.

 

Fonte: Linéia Fernandes

OUTRAS NOTÍCIAS