Tempo - Tutiempo.net

Espanhóis trarão indústria ferroviária para Feira de Santana

Empresa espanhola com experiência de 30 anos na fabricação e montagens de equipamentos ferroviários, a ALFAR está determinada a implantar em Feira de Santana o seu primeiro núcleo em território nacional, com perspectivas de expandir os negócios com a construção de vagões e locomotivas.

  

O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Enrique López Frieben, recebido no Gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho, no Paço Municipal Maria Quitéria, nesta quinta-feira, 13, pelos secretários Antonio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Econômico), Carlos Brito (Planejamento), Arcênio Oliveira (Convênio e Gestão), Paulo Aquino (Governo), Mário Borges ( Chefe de Gabinete) e Valdomiro Silva (Comunicação).

Especializada na fabricação de peças sofisticadas que são utilizadas nos sistemas de frenagem e de desvios das linhas férreas (mudanças de trilhos), a ALFAR já fornece para o metrô da cidade de São Paulo e, neste sentido, também tem recebido solicitações do futuro metrô de Salvador.

A escolha dos espanhóis por fixar-se em Feira de Santana deve-se à localização geográfica privilegiada da cidade, já que se trata do maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste; concentrar um dos principais pólos industriais e de logística do Estado, além das características específicas da mão-de-obra local, no tocante a área metalomecânica.

Dispostos a acelerar os entendimentos legais e burocráticos que passarão pela localização de uma área de cerca de 2 mil metros quadrados no Centro Industrial do Subaé (CIS), e a consolidação da parceria do Município com Estado, através da Secretaria da Indústria e Comércio, a ALFAR designou Victor Morales de Setien, um dos seus diretores, a fixar moradia em Feira de Santana.

Também participaram do encontro (em que o prefeito José Ronaldo, impedido pela sua agenda de trabalho, se fez representar por seus assessores diretos) os diretores executivos David e Enrique López Rodriguez, Rosa Maria Rodrigues Garcia e o consultor executivo Gentil Martins Dias, da Céos Consulting.

Esta é a terceira missão espanhola que vem a Feira de Santana com vistas a gerar investimentos na região, fruto das visitas que o prefeito José Ronaldo de Carvalho fez à Espanha, em 2013.

Fonte: Secom / Título: redação

OUTRAS NOTÍCIAS