Tempo - Tutiempo.net

Feira passa ter Serviço de Atenção Domiciliar e Consultório na Rua

A partir dessa sexta-feira, 13, os pacientes da rede municipal de saúde passarão a contar com o Serviço de Atenção Domiciliar, uma parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde, complementar às internações hospitalares ou atendimentos ambulatoriais, que serão operacionalizados por Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD).

 

Junto a este programa, lançado na tarde de quinta-feira (12), no Paço Municipal Maria Quitéria, o prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciou também o projeto Consultório na Rua.

 

Com o objetivo de acolher e ampliar o acesso da população de rua aos serviços básicos de saúde oferecidos pela Secretaria de Saúde, este programa já conta com 58 moradores de rua cadastrados.

 

O Consultório na Rua, que há dois meses vem sendo testado pela Secretaria de Saúde, também engloba o programa “Crack, é Possível Vencer”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social com o apoio da Secretaria de Prevenção à Violência.

 

Atenção Domiciliar

Também considerado de “grande alcance social” pelo prefeito José Ronaldo, o Serviço de Atenção Domiciliar, de acordo com a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, é uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar, “caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, prestados em domicílio como garantia de continuidade de cuidados, integrados às redes de atenção básica”.

Só serão beneficiados por este programa os pacientes que, uma vez tendo recebido alta hospitalar, após serem avaliados por uma equipe multidisciplinar, se encontrem em condições de receber o tratamento complementar em sua própria residência, mediante orientação e supervisão médica.

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS