Tempo - Tutiempo.net

Governo municipal ajuda agricultores de Jaíba a criar cooperativa

Secretário Wellington Andrade

A melhora na qualidade de vida dos agricultores familiares, com foco no aumento da renda, está diretamente relacionada à organização. Tanto dos meios de produção como de comercialização.

Por isso, a Prefeitura de Feira de Santana estimula o cooperativismo. Recentemente, o governo municipal ajudou na fundação de uma unidade no distrito de Tiquaruçu.

Nesta semana, colaborou para que a Coopaíba, formada por agricultores do distrito de Jaíba, ganhasse forma jurídica.

O secretário municipal de Agricultura, Wellington Andrade, salienta que a Cooperativa dos Pequenos Agricultores do Distrito de Jaíba nasceu porque existe a necessidade da união.

“Eles sabem que unidos poderão disputar mercados que individualmente não têm condições para competir”, destaca. Para ele, o cooperativismo é o caminho natural para os pequenos agricultores. “Estamos abertos para ajudar na formação de outras cooperativas”, informa.

Além dos mercados privados, os agricultores pretendem oferecer seus produtos ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) que fornece os produtos usados na merenda escolar, e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ambos do governo federal.

“O que pretendemos é que todos aumentem suas rendas, com a transformação da produção”, diz o secretário.

A diretoria da Coopaíba tem como presidente Luzinete Assis Barreto da Silva, vice-presidente Lindiane Henrique de Jesus Carvalho Santiago, primeira secretária Adriana Reis dos Anjos, segunda secretária Maria Gorete Santos Souza Cardoso, tesoureira Elizângela Neri dos Santos, segunda tesoureira Elizabete Oliveira Silva.

O Conselho Fiscal titular é formado por Miguel Ferreira Gonçalves, Abílio Simões dos Santos Neto, Genésio Pereira dos Santos. Lucia dos Santos Barbosa, Elza Pereira Silva dos Santos e Simone Sobral Leite formam o quadro reserva.

Secretaria de Agricultura

OUTRAS NOTÍCIAS