Tempo - Tutiempo.net

Governo municipal discute agilidade no acesso às políticas sociais

Governo discute políticas sociais

O governo municipal através de  técnicos das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedeso) e de Saúde (SMS) discutiram a agilização dos processos para encaminhar e acionar as políticas sociais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS).

As discussões ocorreram no Auditório João Batista, na Secretaria Municipal de Saúde, durante toda a segunda-feira, (09).

O evento foi aberto pelo secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, e pela secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, e contou com a participação de assistentes sociais, psicólogos e técnicos do CAPS, PSF, CREAS, CRAS, Nasf, UBS, Policlínicas e da rede de atenção básica.

O chefe de Gabinete da Sedeso, Cadmiel Pereira, explica que a iniciativa visa tratar da relação das políticas sociais dos sistemas SUS e SUAS. “Destacamos quais são os equipamentos disponíveis, suas características, público alvo, demanda e o que oferece. Apresentamos o que é o sistema e o que fazer para acioná-lo em tempo mais hábil”, afirmou.

Pela manhã os técnicos discutiram sobre as políticas do SUAS e à tarde, as políticas do SUS. Dentre elas, o Aluguel Social, o Auxílio Natalidade, Auxílio Funeral, Auxílio Alimentação, translado de familiares para funeral e auxílio moradia, dentre outros benefícios.

A concessão de todos estes benefícios é atrelada à investigação para constatar a necessidade do benefício por quem está requerendo.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS