Tempo - Tutiempo.net

José Ronaldo discute em Barcelona implantação de vias ferroviárias em Feira

 

Os anunciados ramais de vias ferroviárias, que devem cruzar o município de Feira de Santana, em investimento do Governo Federal para ampliar a logística no Nordeste, foi alvo de contato do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, em seu primeiro dia de viagem a Barcelona, Espanha.

Na cidade mais importante da Catalunha, José Ronaldo participa do Smart City Expo World Congress (Congresso Cidades Inteligentes), que reúne líderes empresariais e gestores públicos de todo o mundo, desde esta terça-feira (19) até a próxima quinta (21).

Rodrigo Vilaça, presidente executivo da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), conversou com o prefeito no estande montado no evento pela entidade. José Ronaldo transmitiu ao dirigente a esperança do município baiano – e de todo o Estado – pela passagem das futuras vias ferroviárias por Feira de Santana, com sua localização estratégica no Nordeste.

“Não apenas Feira de Santana, mas toda a região aguardam com muita ansiedade por este investimento. Representa uma importante alavanca para a economia regional, pois além de contribuir muito para escoar a produção vai gerar muitos postos de trabalho”, disse o prefeito.

Para Vilaça, a implantação de ferrovias como alternativa de transporte, especialmente de cargas, é “processo irreversível”. Segundo ele, no Brasil, a tendência de investimento é voltada para a logística empresarial, o escoamento da produção, diferentemente do que ocorre em países como a Espanha, que conta com a mais avançada tecnologia de veículos de alta velocidade, destinados ao transporte de massa.

Em relação aos dois ramais ferroviários que devem passar por Feira de Santana, as providências para execução dos projetos encontram-se em andamento junto ao Governo Federal. O dirigente observa que os preparativos para o início dos trabalhos de construção são “exaustivos”, tendo em vista os “diversos conflitos” que se tem de administrar, no que diz respeito a documentação e até desapropriação de imóveis.

O prefeito feirense está acompanhado dos secretários Carlos Brito, de Planejamento, e Valdomiro Silva, Comunicação. José Ronaldo retorna à Bahia na próxima sexta-feira (22) reassumindo o governo ainda no fim de semana. O vice-prefeito Luciano Ribeiro ocupa a titularidade, interinamente.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS