Tempo - Tutiempo.net

Laboratório do Hospital da Mulher realiza 2 mil exames gratuitos por mês

Record exames laboratoriais.

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, faz em média 80 atendimentos/dia e realiza cerca de 100 tipos de exames, entre hormônios, de bioquímica e hemograma.

Possui ainda equipamentos considerados de última geração e profissionais especializados para atender à demanda. São quase 2 mil exames realizados todos os meses.

São exames que levantam o diagnóstico de possíveis alterações no organismo e até mesmo doenças, como problemas na tireóide, diabetes e hepatite.

Existem outros que detectam se há problemas de infertilidade, como também oferece o teste de gravidez (quantitativo e qualitativo), e o PSA Total, que é importante para o diagnóstico do câncer de próstata.

Conforme Ivanete Cunha, coordenadora do laboratório, a demanda para a realização dos exames é espontânea. A marcação de consulta deve ser feita previamente e nas datas específicas, através da apresentação do cartão do SUS, a guia de solicitação e o documento de identidade. Pacientes internados no Hospital da Mulher também têm acesso a esse serviço.

Também são realizados exames dos pacientes que estão sendo assistido pelo programa de hepatites virais, hanseníase, como do Cadh (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso) e do Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme. “E, ainda é feito o Teste do Pezinho nos recém-nascidos todos os dias da semana”, cita.

Ivanete Cunha destaca que o exame de eletroforese da hemoglobina – este é específico para diagnóstico da anemia falciforme. Doença ocasionada pela alteração genética na hemoglobina – é de alto custo e poucos municípios oferecem gratuitamente. “Utilizamos o método mais indicado, que é o da capilaridade por ser mais sensível”, disse ela.

cljornal com informações da Secom

OUTRAS NOTÍCIAS