Tempo - Tutiempo.net

Matinha ganha uma Unidade de Saúde da Família

Os moradores da Fazenda Genipapo e adjacências agora passam a contar com um posto dotado de moderna estrutura física

Capacitada para assegurar o atendimento a 4 mil usuários, a Unidade de Saúde da Família  (USF) Teodoro Nascimento de Carvalho foi entregue pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho aos moradores do povoado Fazenda Genipapo, no distrito da Matinha, na manhã deste domingo, 17, em solenidade que contou com a presença de familiares do homenageado.

Os moradores da Fazenda Genipapo e adjacências, que antes vinham sendo atendidos na USF da localidade de Alecrim Miúdo, agora passam a contar com um posto dotado de moderna estrutura física e devidamente equipado para atender a demanda local.

Dotada de salas de triagem e acolhimento, nebulização, vacinação, curativo; consultórios médico, de enfermagem e odontológico, mais um setor de serviço, a unidade ocupa um espaço que foi cedido pela associação de moradores.  Para isso, passou por reforma e adaptação ganhando moderna estrutura, com piso de alta resistência e paredes revestidas.

A USF contará, ainda, com a equipe do Núcleo de Assistência de Saúde à Família (NASF), onde serão oferecidos serviços psicológicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e educadores físicos. Todos estes profissionais também são voltados para o desenvolvimento de atividades sociais com pacientes de todas as faixas etárias.

Após a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, fazer um agradecimento a Deus, o vice-prefeito Colbert Martins Filho falou do comprometimento do prefeito José Ronaldo em ampliar o atendimento à população com a construção de novas unidades de saúde, como uma “das grandes ações desse Governo”.

O deputado estadual Carlos Geilson comentou sobre o quanto se sente “entusiasmado ao acompanhar a forma como o prefeito administra a cidade, que estará completando 184 anos nesta segunda-feira, dia 18”.

“Ele não tem dia e nem hora para trabalhar. José Ronaldo governa com austeridade, é um prefeito trabalhador e operoso. E eu me sinto feliz em fazer parte desse grupo político”, afirmou Geilson.

Durante pronunciamento o vereador Tom também reconheceu os esforços da administração municipal em investir na saúde pública, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos moradores da sede e distritos.

“Esta unidade de saúde foi uma necessidade apresentada pelos moradores e que prontamente foi atendida por José Ronaldo”, disse o vereador Marcos Lima. Também presentes o vereador Ron do Lanche e o suplente de deputado federal Zé Chico que destacou a “transparência da administração municipal”.

O prefeito José Ronaldo, por sua vez, afirmou que a construção da USF foi mais um compromisso assumido com a comunidade. “Estive aqui em reunião e me foi apresentada essa necessidade. Conseguimos realizar essa obra devido o bom entendimento do poder público e a associação de moradores, que cedeu o espaço”, disse o gestor municipal sinalizando que outra unidade de saúde com estrutura mais ampla está sendo construída pela Prefeitura na comunidade São Cristóvão.

Homenageado

Teodoro Nascimento de Carvalho, falecido em 2015, foi trabalhador rural tendo dedicado sua vida à produção agrícola como forma de sobrevivência. Representante da cultura nordestina, ele foi sambador, cantador de boi e cantador de bata de feijão.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS