Tempo - Tutiempo.net

Memorial publica foto da primeira visita de Getúlio Vargas a Feira

Foto: Reprodução

Uma foto histórica da primeira visita de Getúlio Vargas a Feira de Santana está disponível no portal Memorial da Feira, mantido na internet pela prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. A foto é de 27 de agosto de 1933, quando Getúlio veio pela primeira vez ao Nordeste para estreitar relações políticas com os líderes regionais e ver de perto as consequências da terrível seca de 1932.

Na ocasião, Getúlio esteve em Salvador, depois passou por Cachoeira e Santo Amaro, e veio até Feira de Santana. Da Bahia ele seguiu para a Paraíba, Ceará e Piauí.

A foto pode ser vista na seção Fotos da Feira, categoria Visitantes Ilustres. Nela é possível identificar membros de sua comitiva, como o general Góes Monteiro, o ministro da Viação José Américo e o governador-interventor da Bahia, Juracy Magalhães. Mas há também algumas importantes lideranças de Feira de Santana, que caberá ao leitor tentar identificá-las, antes de recorrer ao texto-legenda que está postado ao lado da foto. A visita foi noticiada duas vezes no jornal Folha do Norte, e as páginas com as notícias também estão publicadas no portal, ao lado da foto histórica.

Na mesma categoria Visitantes Ilustres, publicamos fotos de Getúlio Vargas quando ele tornou a visitar Feira de Santana, dessa vez em 1950, durante a campanha para presidente da República, em que saiu vitorioso, mas acabou se suicidando em 1954. Antes ele havia governado o país como chefe do governo provisório, entre a Revolução de 1930 e o ano de 1934, depois como presidente constitucional, entre 1934 e 1937 (eleito pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934), e a seguir como ditador, ao implantar o Estado Novo, entre 1937 e 1945.

O portal Memorial da Feira pode ser visto na internet pelo site www.memorialdafeira.ba.gov.br .

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS