Tempo - Tutiempo.net

O Município de Feira conquistou o Prêmio Honra ao Mérito para Conselheiros de Assistência Social

Qualidade da assistência social feirense é destaque nacional

A qualificação da assistência social desenvolvida em Feira de Santana é destaque no cenário nacional. O município conquistou o Prêmio Honra ao Mérito para Conselheiros, na categoria cidade de grande porte, na tarde desta quarta-feira, 6. O reconhecimento ocorreu durante a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social (CNAS), realizada em Brasília, de 5 a 8 deste mês.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e envolveu todas as cidades brasileiras, sendo que a final foi disputada com Fortaleza, capital do Ceará. E Feira de Santana venceu com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa de Assistência Social (Nepas), promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, voltado para a promoção de aprendizado dos profissionais de assistência social, com palestras, rodas de conversas, encontros, seminários, capacitações e outras ações.

Para o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira (foto), a conquista do prêmio nacional representa um marco no reconhecimento dos esforços conjuntos para garantir assistência social de qualidade à população feirense.

O diretor do departamento de Assistência Social da Sedeso, Carlos Lacerda, que também está em Brasília participando da conferência nacional, considera a premiação um indicativo de que o Governo Municipal está no caminho certo no desenvolvimento dos trabalhos de assistência social.

Participando da plenária da Conferência Nacional, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ângela Pérsico (foto – azul), ressaltou a importância da premiação. “É importante salientar que para Feira de Santana e para toda a Bahia foi assim um diferencial, um marco cravado na atuação de conselho. E é uma alavanca no nosso patamar, enquanto possibilidades diante do cenário que a gente vê aí”, frisou, ao destacar ainda a presença do CMAS de Feira de Santana está dentre as 10 melhores do Brasil em assistência social.

O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Fábio Bruni (foto), esteve em Feira de Santana e foi um dos avaliadores da iniciativa. “Com certeza o Nepas é uma iniciativa levada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Feira de Santana e que merece ser replicado pelos conselhos de todo o Brasil. Uma iniciativa que muda e qualifica os serviços prestados à população do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de Feira de Santana. Parabéns!”, comemorou.

Enquanto isso, a superintendente da Assistência Social do Estado da Bahia, Leisa Mendes de Souza, destacou a felicidade com que os baianos estão comemorando a premiação de Feira de Santana no Prêmio ao Mérito do Conselho Nacional de Assistência Social. “Representa para a Bahia o reconhecimento e o esforço de um município de grande porte em qualificar não só a oferta da política de assistência social mas também fortalecer o controle social mediante a participação social. E ampliando a participação social com inserção de conhecimentos, com momentos de debates, com momentos de contribuição e colaboração não só de conselheiros, mas de pessoas que constroem a assistência social no processo de ensino e de estudo. Então a gente não só reconhece Feira pelo prêmio que recebeu aqui mas a Bahia toda comemorou, parabenizou e torceu por esta cidade que vem mantendo a resistência na oferta da política da assistência social”.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS