Tempo - Tutiempo.net

O prefeito assinou a licitação do projeto para a construção da sede para Autistas

Portadores de Autismo, em Feira de Santana, vão ganhar uma sede própria

O prefeito Colbert Martins da Silva Filho assinou, na manhã desta segunda-feira, 21, no Paço Municipal Maria Quitéria, o processo de  abertura da licitação do projeto  para a construção da sede das pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Orçada em R$ 936 mil, o equipamento terá o suporte de técnicos das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, e será erguida num terreno contíguo ao Centro de Cultura Maestro Miro, no bairro Muchila, onde também esta sendo concluído o Centro do Idoso.

Pioneiro em todo o país, o senso realizado em 2016, em Feira de Santana, aferiu 736 pessoas acometidas pelo Autismo. A pesquisa, realizada durante todo aquele ano, abrangeu escolas da rede municipal, creches e Centros de Referência de Assistência Social (CREAS).

Mãe de Josué, uma criança de 11 anos portadora do TEA, Cíntia de Souza, presidente do Grupo Família Azul, ressaltou que “Feira de Santana, por ter aberto o debate sobre a problemática envolvendo este transtorno, passou a ser uma referência estadual, no enfrentamento ao Autismo, o que foi possível graças ao apoio do poder público municipal”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, ressaltou a trajetória de lutas e a importância do Grupo Família Azul, que ao longo de quatro anos, com o apoio do Governo Municipal, realizou atividades visando conscientizar a sociedade, a exemplo de ciclo de palestras, oficinas e mesas redondas envolvendo educadores, profissionais de saúde e familiares.

“Juntos, conseguimos avançar muito nesta missão que nos foi confiada pelo Governo Municipal de atender às reivindicações da Família Azul. A construção desta sede se configura num marco histórico desta luta que envolveu as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação”, ressalta Ildes Ferreira.

Ao assinar o processo de licitação para a construção da sede do Autista, o prefeito Colbert Martins ponderou que “a nossa obrigação é dar uma atenção especial para as famílias precisam ter cuidados especiais com os seus filhos, colocando-os em escohas adequadas para que elas venham a se desenvolver mais, e de forma adaptada às suas condições”.

A designação Família Azul foi cunhada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cor azul foi escolhida pela ONG internacional porque a maioria das pessoas acometidas pelo transtorno do Autismo é, predominantemente, pertencente  ao sexo masculino.

O ato contou com as presenças da imprensa, do Grupo Família Azul, secretários municipais, representantes do legislativo e de vários segmentos sociais.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS