Tempo - Tutiempo.net

POLICLINÍCAS DE FEIRA DE SANTANA RESOLVEM 99% DOS ATENDIMENTOS

A cada cem pessoas atendidas nas seis policlínicas mantidas pela Prefeitura de Feira de Santana, entre janeiro e setembro deste ano, apenas 1% foram transferidas para o HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade), o HDPA (Hospital Dom Pedro de Alcântara) ou para o Hospital Estadual da Criança.

 

A resolutividade nos órgãos municipais chega, portanto, de 99%, uma das mais altas do país.

 

Neste período, a quantidade de atendimentos nas policlínicas chegou a 285.528, com destaque para a localizada no Parque Ipê, com 67.212 procedimentos, que correspondem a 23,5% de toda a demanda nas policlínicas. Foi a que realizou a maior quantidade transferência de pacientes: 492 para o HGCA, 136 para o Hospital Estadual da Criança e 25 para o HDPA.

A quantidade de pacientes transferidos para o HGCA foi de 2.267, outros 584 para o Hospital da Criança, e para o HDPA, 156. Setembro foi o mês que registrou maior número de atendimentos nas policlínicas: 35.685 – na outra extremidade ficou o mês de fevereiro, com 27.098. A unidade do Tomba foi a que mais encaminhou pacientes para o HEC: 160, e a da Rua Nova enviou 140 para o HDPA.

Estas unidades não tem como meta a internação dos pacientes, que permanecem naqueles locais por até 24 horas. Depois deste período, se ele não receber alta deve ser encaminhado aos hospitais, para ser internado, assim que surgem da vagas. Nas clínicas não são prestados atendimentos de alta complexidade.

“Os números mostram claramente a eficiência no atendimento prestado nestas unidades”, afirma a secretária da Saúde, Denise Mascarenhas. Ao todo são seis policlínicas em Feira: no Tomba, Feira X, Rua Nova, George Américo, Parque Ipê e no distrito de Humildes. Neste mês foi inaugurada a UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento).

A secretária analisa que estas unidades de saúde estão atendendo as finalidades às quais foram criadas. Os números, em si, mostram isso. As policlínicas estão preparadas atender os casos para os quais foram técnica e humanamente preparadas. “Quem procurar uma policlínica vai encontrar atendimento de qualidade”.        

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS