Tempo - Tutiempo.net

Prefeito conhece equipamentos que integram BRT

Vários equipamentos que integram o Sistema BRT (Bus Rapid Transit), em Curitiba, já foram visitados pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e os secretários municipais Ebenezer Tuy (Transportes e Trânsito) e Arsênio Oliveira (Gestão e Convênios), durante esta quarta-feira, 8.

Dentre os locais estão a Central de Gerenciamento de Trânsito e Transporte, a Urbanização de Curitiba SA (URBS), empresa de economia mista responsável pela gestão do Sistema de Transporte Coletivo na cidade, o Instituto de Pesquisa e Planejamento, e as estações tubo.

A visita do prefeito e secretários à Curitiba tem como objetivo a implantação do Sistema BRT em Feira de Santana. A proposta do município foi inserida no mês de março no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), eixo Mobilidade Médias Cidades, no âmbito do Programa de Implantação de Transportes e de Viabilidade Urbana (Pró-Transporte), com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Deverá começar a ser implantado ainda este ano.

A capital paranaense é pioneira no mundo na implantação do BRT – desde 1979 o sistema funciona na cidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. É mais viável financeiramente que um sistema de metrô, e com capacidade de transporte de passageiros similar.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS