Tempo - Tutiempo.net

Prefeito e secretário de Agricultura destacaram resultados da 40ª Expofeira

Prefeito visita vendedora de beiju

Os números financeiros apresentados pelos expositores e comerciantes que participaram da 40ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, encerrada na tarde deste domingo, foram consideradas excelentes pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

As transações comerciais se aproximaram de R$ 5 milhões. “Para um período de profunda crise financeira, acredito que os resultados são excelentes.”

“Se o país não estivesse enfrentando problemas na sua economia, os números com certeza seriam ainda mais positivos”.

O secretário de Agricultura, Wellington Andrade, disse que os resultados nos leilões ficaram dentro das expectativas, bem como a quantidade de animais que estiveram presentes no Parque.

“É claro que se estivéssemos atravessando um período de estabilidade financeira os números seriam ainda mais positivos, porque os produtores rurais estariam confiantes para investir nos seus negócios”.

Os números ainda deverão ser ampliados porque várias transações, como tradicionalmente acontece, serão fechadas nos próximos meses.

Ele ainda disse que os produtores rurais que investiram em momento de crise, acertaram.

“É claro que eles buscaram as melhores opções, aquelas que cabem nos seus orçamentos”.

O secretário destacou que as vendas diretas entre os criadores de cavalo e caprinos e ovinos também foram destaques na Expofeira.

Neste ano os criadores da raça campolina promoveram um shopping show e os caprinos e ovinocultores fecharam várias transações.

Wellington Andrade destacou a qualidade dos animais.

“O que vimos nos julgamentos foi o melhor que estes criadores tem nos seus pastos e baias. A linhagem genética do exposto foi uma demonstração de que a Expofeira cada vez mais se consolida aos olhos destes melhoradores de raça”.

Ele também destacou os leilões realizados – de mangalarga marchador, girolando, mangalarga e guzerá. As vendas de animais totalizaram quase R$ 1 milhão.

Outro ponto destacado pelo secretário foi a presença de público  – tanto na área do parque como na de shows.

De acordo com a organização, mais de 300 mil pessoas passaram pelo parque nestes oito dias de exposição. “Tivemos dias de Parque cheio, principalmente de crianças e escolares, ao longo da semana, que movimentou e deu cores e a alegria infantil ao equipamento”.

O titular da pasta da Agricultura afirmou que na terça e na quarta-feira serão realizadas avaliações com foco nos resultados na mostra.

Primeiro será com a Adab e a Polícia Militar, na terça-feira. No dia seguinte o encontro será com os produtores rurais e com representantes dos núcleos de criadores, às 16h.

A pauta será os pontos a serem corrigidos para a 41ª Expofeira, no próximo ano.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS