Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura de Feira realiza distribuição de roupas de frio a pacientes com falciforme

O Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme realiza na sexta-feira, 25, a partir das 8h, evento em alusão a passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme – 19 de junho.

Haverá palestras sobre a importância dos cuidados ao paciente falcêmico, divulgação dos serviços oferecidos pelo órgão, bem como a entrega de roupas de frio arrecadas durante campanha de inverno.

A coordenadora Luciana Brito observa que nesse período, os pacientes com anemia falciforme – doença ocasionada pela alteração genética da hemoglobina – sofrem de vasoconstrição, ou seja, a contração dos vasos sanguíneos. “Isso dificulta a passagem do sangue para os órgãos”, afirma.

Portanto, diz ela, é necessário que estejam bem aquecidos para evitar, inclusive, infecções respiratórias. Atualmente mais de 400 pacientes estão sendo acompanhados pelo Centro de Referência. Eles apresentam alteração genética na hemoglobina – proteína responsável em absorver e transportar o oxigênio no sangue e liberá-lo no tecido.

A unidade dispõe de atendimento com o clínico geral, hematologista, nutricionista, assistente social, enfermeiros, psicólogo, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.

O Centro de Referência à Pessoa com Doença Falciforme funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova. Telefone: 3603-7795.   

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS