Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura vai realizar teste rápido para HIV na Micareta

Para ampliar o diagnóstico da aids, sífilis e das hepatites B e C, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar, pelo terceiro ano na Micareta de Feira de Santana, o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, que ficará nas proximidades da Jacuípe Veículos, na avenida Maria Quitéria.

 

Os foliões e demais pessoas poderão se deslocar de forma espontânea e solicitar o teste rápido, entre os dias 23 a 26 de abril, das 19h às 3h.

Basta ter acima de 13 anos e apresentar um documento com foto. Aquelas com idade inferior devem estar na companhia do responsável.

 

O resultado sai entre 15 a 20 minutos. É feita uma pequena furada no dedo para coletar o sangue que será submetido à análise.

Antes, a pessoa passa por um aconselhamento, onde serão orientadas sobre o uso correto dos preservativos e das doenças sexualmente transmissíveis. Também vão responder a um questionário, sendo que de forma segura e sigilosa.

 

Quem desejar poderá pegar o resultado no Programa Municipal de DST/HIV/aids, que funciona no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda, na rua Germiniano Costa, em uma outra oportunidade.

 

A coordenadora do Programa Municipal, Vanessa Sampaio, afirma que, caso o resultado seja positivo, a pessoa será orientada e encaminhada para tratamento e acompanhamento no Programa de DST/HIV/aids.

No ano passado, foram diagnosticados três casos positivos de HIV. Já as pessoas diagnosticadas com hepatite serão encaminhadas para o Centro Municipal de Hepatites Virais, instalado na rua Barão do Rio Branco, 1.054, centro.

A equipe para realizar o teste rápido é habilitada, conforme normas do Ministério da Saúde. Atuam enfermeiros, bioquímicos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de laboratório.

 

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS