Tempo - Tutiempo.net

SEMMAM investiga crime ambiental e outras notícias de Feira de Santana

A Secretaria de Meio Ambiente está investigando a autoria do envenenamento de árvores em três áreas públicas de Feira de Santana. O trabalho para identificar os responsáveis pelo crime ambiental está sendo realizado em conjunto com o Departamento de Áreas Verdes, da Secretaria de Serviços Públicos.

Foram envenenadas árvores nas praças Fróes da Motta e Carlos Bahia, ambas no Centro, e ainda num canteiro entre as ruas São Domingos e Frei Aureliano, nos Capuchinhos.

Algumas das árvores envenenadas, conforme o secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, são centenárias. O crime foi constatado por fiscais e técnicos das secretarias, que estão buscando informações para identificar os responsáveis, para que sejam responsabilizados criminalmente, conforme a Lei de Crime Ambiental.

Roberto Tourinho solicita a colaboração da comunidade para identificar os responsáveis pela ação criminosa. Qualquer informação pode ser passada através dos telefones 156 ou 3322-9300. O Governo Municipal também está examinando imagens de câmeras de segurança para identificar possíveis suspeitos. (Ronaldo Belo)

OSBA apresenta Cine Concerto na praça Padre Ovídio

A OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia) se apresenta nesta sexta-feira, 20, na praça Padre Ovídio, em comemoração aos 180 anos de emancipação de Feira de Santana. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a OSBA apresenta o Cine Concerto, que destaca algumas das mais conhecidas trilhas sonoras do cinema.

Será a segunda vez que a orquestra se apresenta na Padre Ovídio – a primeira, também em comemoração ao aniversário do município, aconteceu no início dos anos 2000. O evento, mercado para as 19h, encerra as festividades relacionadas à emancipação de Feira de Santana.

O Cine Concerto foi apresentado pela primeira vez no Teatro Castro Alves, no Projeto Domingo no TCA, em fevereiro, com grande sucesso de público e crítica. Nele, alguns músicos deixam de lado os figurinos tradicionais e vestem fantasias de heróis do cinema, como o Super-Homem e o Homem Aranha. Aliadas às vestimentas especiais, eles presentearão o público com efeitos especiais nas peças.

Se destacam alguns dos mais consagrados e emocionantes temas do cinema mundial, reunindo trilhas de filmes como Superman, Star Wars – Guerra nas Estrelas, E.T. – o Extraterrestre, Indiana Jones, Tubarão, Harry Porter, Cinema Paradiso, entre outros.

Poderosa aliada das “telonas”, a música orquestral – com seus grandes compositores, arranjadores e maestros, a exemplo do americano John Williams (1932), do inglês John Barry (1933-2011) e dos italianos Nino Rota (1911-1979) e Ennio Morricone (1928) – é imbatível no universo da produção de trilhas sonoras, proporcionando partituras ricas em beleza, emoções e criatividade, que ficam para sempre na memória do público.

A OSBA, com o “Cine Concerto”, faz um feliz resgate de pérolas do cinema e oferece esse presente para públicos de todas as idades, onde quer que se apresente.(Batista Cruz)

Atendimento garantido no Bolsa Família

O número de famílias que foi à sede do programa Bolsa Família, nesta quinta-feira, 19, superou os demais dias da semana. Foram realizados 1.020 atendimentos. A demanda se deu em razão do ponto facultativo nas repartições municipais – Dia da Cidade, comemorado na quarta-feira, 18.

Os atendimentos começaram às 7h. A demanda maior foi para recadastramento – diariamente o Bolsa Família atente 510 pessoas. Em Feira de Santana, o número de beneficiados soma 79.696 famílias – geralmente elas têm três membros.

“Algumas pessoas tiveram que remarcar o atendimento para outra data em função da documentação incompleta. No entanto, foi tranquilo”, afirma a coordenadora do Bolsa Família, Vitória Régia Leal. Ela aponta isso como o principal problema enfrentado por quem procura pelo benefício.

Os documentos exigidos são: o RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, para maiores de 17 anos. Em caso de filhos menores: certidão de nascimento, nome da escola onde estuda e a série que cursa – não precisa apresentar a frequência escolar. A atualização é anual. (Renata Leite)

Mapa do crime em Feira será apresentado ao GGIM

O mapeamento da criminalidade em Feira de Santana deverá ser apresentado mensalmente pelas autoridades policiais ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A medida foi aprovada na primeira reunião do grupo, realizada na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV).

O encontro contou com as presenças de representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, 2º Grupamento de Bombeiro Militar (2º GBM) e Ministério Público Estadual. O secretário Mauro Morais observou que os dados estatísticos são fundamentais para a elaboração eficiente de políticas de segurança política.

“Precisamos ter o acompanhamento estatístico, com detalhamento, para serem apresentados nas reuniões e a partir daí definirmos as ações. O GGIM é o instrumento mais completo que temos para melhorar a segurança pública em Feira”, considera o secretário. Na oportunidade também ficou definido que as reuniões do GGIM acontecerão mensalmente, na segunda quinta-feira de cada mês.

“Este gabinete só funcionará dentro das normas da Senasp se tivermos a participação e coesão de idéias de todos. O GGIM não é da Prefeitura, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, ou restrito a qualquer outro órgão. Só existe com a participação de todos”, defende Mauro. O secretário sugeriu ainda que cada reunião seja presidida por um membro do Gabinete.

A delegada Clécia Vasconcelos também defendeu a apresentação de estatísticas da criminalidade no município. “Segurança pública não é só Polícia Civil, Polícia Militar e Poder Executivo, é muito mais complexa. Precisamos formular políticas a partir de dados”, destacou a representante da Polícia Civil.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Amon Pereira, acredita que o GGIM poderá contribuir para solucionar problemas considerados crônicos na cidade. “O Gabinete será uma espécie de laboratório. E o que a gente deseja são dias melhores para a população de Feira de Santana”, pontuou.

O comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Manoel Auristeliano Antunes Melo, destacou a união dos órgãos como um aspecto bastante positivo. “A sintonia entre o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal é um exemplo desse aspecto”, citou. (Ordachson Gonçalves)

PSF Rocinha II promove Feira de Saúde

Aos 90 anos, dona Alice Santos da Silva não se descuida da saúde. Na manhã desta quinta-feira, 19, a aposentada aferiu a pressão arterial e conferiu o nível glicêmico, serviços oferecidos durante a Feira de Saúde Rocinha II, realizada na Escola Municipal Professora Helena Assis Suzarte.

A iniciativa teve como foco, principalmente, alertar às pessoas sobre a importância da prevenção da hipertensão e o diabetes – doenças consideradas silenciosas, mas não menos perigosas.

“Os homens são a maioria dos pacientes que se descuidam da saúde. Esse é o momento de alertá-los para a importância da avaliação médica para a prevenção de doenças”, afirma a enfermeira Rosângela Geraldes.

Foi oferecido ainda teste de acuidade visual. Em um stand, equipe de Educação em Saúde, orientou os participantes sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, com distribuição de material informativo.

Além de atentar para a saúde, as pessoas tiveram a oportunidade de cuidar do visual. Alguns serviços de beleza foram oferecidos, como cortes de cabelo, escova e maquiagem.

O PSF da Rocinha II atende em média 80 pacientes por dia. São oferecidas consultas com clínico geral, preventivo, acompanhamento a hipertensos e diabéticos, pré-natal, puericultura e planejamento familiar. A unidade está situada à rua Visconde de Mauá, 565. (Renata Leite)

Lista de pré-selecionados do Verde Água

Mais uma lista de pré-selecionados para o Programa Minha Casa, Minha Vida foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 19, pela Secretaria de Habitação de Feira de Santana. O empreendimento Residencial Verde Água é o segundo anunciado em setembro.

São 240 unidades sobrepostas – térreo e 1º andar – localizadas na avenida Sérgio Carneiro, no Santo Antônio dos Prazeres, a 300 metros do empreendimento Aeroporto I e II. O local é dotado com opções de lazer, como quadra de esporte e quiosque.

Foram pré-selecionadas 298 famílias, boa parte de pessoas com deficiência e idosos. Na lista também foram incluídas moradores da comunidade Quilombo Lucas da Feira – os demais moradores da comunidade estão providenciando suas documentações, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e também deverão ser contemplados.

Quem identificar o nome na lista deve ir à secretaria, à avenida Sampaio, 371, Centro, para entregar os documentos – este tipo de atendimento é prestado no período da tarde. Pela manhã, estão sendo atendidas as pessoas que tiveram nome divulgado na pré-seleção do Asa Branca I, no dia 2. (Filipe Oliveira)

Para consultar a lista acesse o site www.feiradesantana.ba.gov.br

Conselho da Mulher inscreve até dia 23

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Feira de Santana está com as inscrições abertas, até o próximo dia 23, para que as entidades não governamentais indiquem nomes dos seus representantes para que participem das eleições para escolha da sua diretoria. As inscrições estão sendo realizadas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, à avenida Getúlio Vargas, 3.417.

A eleição será realizada no dia 27, quando também ocorrerá a posse. Podem indicar representantes titulares e respectivos suplentes instituições religiosas, OAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e sindicatos urbanos, Instituições de Defesa da Igualdade Racial, Associação de Mulheres e instituições de ensino superior privado.

Estas entidades devem apresentar relação com cinco nomes para participar da eleição, tanto como eleitores como candidatos. Entidades como a OAB, que são únicas, não necessitam disputar vaga através da eleição.

Com 25 anos de fundado, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Feira de Santana é formado por 14 representantes, sendo sete de entidades não governamentais e mais sete de órgãos governamentais. (Ronaldo Belo)

SEMMAM e SESP comemoram Dia da Árvore

As secretarias de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), e a de Serviços Públicos (SESP) estão desenvolvendo ações para comemorar o Dia da Árvore, próximo sábado, 21. Plantio de mudas e exposição fotográfica incluem as atividades.

Seis escolas municipais e duas comunidades começaram a receber 60 mudas de árvores. A equipe do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental faz os plantios, junto com as crianças, aliado a palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente e o papel das árvores para os seres humanos.

As escolas participantes das atividades são a Rui Nunes, no distrito de Maria Quitéria; Célida Soares, na Rua Nova; Elizabeth Johnson, nas Baraúnas, Luciano Ribeiro, na Lagoa Subaé; Monteiro Lobato, nos Capuchinhos; e a Oscar Damião. Também está na programação a comunidade de Lagoa Salgada, no distrito de Maria Quitéria e o conjunto popular Cordeirópolis.

Uma exposição fotográfica está prevista para o início de outubro, no Museu Parque do Saber Dival Pitombo, com fotografias produzidas por alunos de diversas escolas da cidade. O tema foi voltado às questões ambientais.

“É importante aliarmos a questão prática com a teórica. Já desenvolvemos palestras em escolas no município, agora é a hora de mostrarmos às crianças o que devemos fazer para ajudar na preservação do meio ambiente”, ressaltou o diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, Nilton Andrade. (Filipe Oliveira)

Cheiro de couro é a foto invisível da exposição Vaqueiros

O cheiro forte de couro cru dá as boas vindas a quem entra no Museu de Arte Contemporânea Raymundo de Oliveira para ver a exposição “Vaqueiros, uma história de mais de três séculos”, aberta no dia 16 e prossegue até o dia 25. Pedaços não tão bem curtidos da pele do animal foram pendurados em todos os ambientes do museu, lado a lado das fotografias que compõem a mostra. Em três dias mais de 200 pessoas assinaram o livro de presença. Um recorde.

Para quem conhece, o aroma exalado do couro é muito parecido com o cheiro do vaqueiro, quando está encourado, pronto para enfrentar, com seu cavalo, as finas e perigosas pontas de pau e os espinhos do mandacaru. Estrepes, como eles chamam. Seu chapéu, gibão (que é aquele “paletó” que funciona como uma manta a prova de ponta de pau), protetor de peito e perneira tudo é feito de couro de boi. Que para ser resistente ao perigo não deve ser bem curtido.

Os 14 painéis – 20 fotografias geminadas – mais 13 em outro painel com fotografias menores coladas numa das paredes do prédio, a lida dos vaqueiros é contada. Numa sala, três datashows projetam simultaneamente nas paredes imagens do trabalho destes homens. É um 3P (P de paredes).

Várias fotografias mostram os rostos destes homens, marcados pelo tempo. As rugas mais parecem sulcos, resultados da lida na caatinga – caatinga, pelas suas características, não deveria ser definida como campo. É um ambiente hostil, mas o habitat dos vaqueiros. É lá que estes homens se completam. Sentem-se realizados. Mas as suas expressões são fechadas. Tristes, até.

De acordo com o diretor do MAC, Edson Machado, escolas agendaram já visitas ao longo da semana. “Estas escolas sabem o valor dos vaqueiros para o nosso município, na sua formação e ao longo da sua história”. Informações pelo telefone 3223.7033. (Batista Cruz)

Atendimento expressivo no Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher registrou em agosto 1.732 atendimentos – 705 foram procedimentos (partos, curetagens e tratamento clínico). Somente na segunda-feira, 16, foram realizados 80 atendimentos – 30 pacientes foram internadas.

Entre os meses de janeiro a julho foram realizados 2.820 partos – 1.462 cesarianos e 1.358 normais, e 775 curetagens. Destes, 45% são de pacientes dos municípios pactuados ou não a Feira de Santana.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, diz que o Hospital da Mulher vem traçando estratégias para fortalecer a importância do parto normal, vez que a recuperação da mãe e do recém nascido é mais rápida.

O atendimento é assegurado por equipe de emergência e profissionais de enfermagem e obstetrícia – no consultório, os pacientes em trabalho de parto são submetidos à avaliação médica. A equipe dispõe, ainda, de um fonoaudiólogo. (Renata Leite)

Feira de Santana: 180 anos de grandeza

“Um resgate histórico de 180 anos de grandeza e de acontecimentos relevantes”. Assim sintetizou o desembargador Raymundo Antônio Carneiro Pinto, ao encerrar a palestra proferida durante a sessão solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na tarde desta quarta-feira, 18, em comemoração ao aniversário de Feira de Santana.

Fatos determinantes para o surgimento da cidade e representativos ao longo desse tempo, como a primeira sessão de instalação da Câmara Municipal, com a posse e juramento dos vereadores, “constitui-se a autêntica certidão de nascimento de Feira de Santana, como município realmente emancipado. Rompe-se a dependência e alcançam as autonomias política e administrativa”.

O palestrante recordou o florescimento da feira livre e o comércio do gado. Acontecimentos, segundo ele, marcantes para instalação da vila e sua elevação à condição de cidade. O crescimento populacional – acompanhado pelo progresso econômico – em virtude da construção da rodovia Rio-Bahia, foi aumentando consideravelmente.

“Nossa cidade deve bastante a esses pernambucanos, paraibanos de outras cidades nordestinas que entre nós se estabeleceram e deram sua valiosa contribuição para o progresso desta terra”, disse.

Raymundo Pinto fez um retrospecto, ainda, ao fato das comemorações da data magna ser 16 de junho e apontou como “um grande equívoco considerar aquela mudança do status da então vila como a real emancipação de Feira”.

E fez resgate dos primeiros responsáveis em desempenhar as tarefas administrativas até chegar aos principais prefeitos, entre eles, o atual gestor da Princesa do Sertão, José Ronaldo de Carvalho, presente na solenidade.

Também compareceram na sessão do Dia da Cidade, o vice-prefeito Luciano Ribeiro, secretários municipais, vereadores, deputados estaduais, o arcebispo de Feira de Santana dom Itamar Vian, ex-vereadores e autoridades feirenses. (Renata Leite)

Simulação de acidente na Semana de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito, organizada pela SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), realizou na tarde desta quita-feira, 19, uma simulação de acidente de trânsito no cruzamento da avenida Getulio Vargas com a rua Castro Alves. A iniciativa visa alertar os condutores sobre a perigosa combinação de álcool e direção.

Com o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas”, a simulação teve como objetivo estabelecer medidas preventivas para que casos semelhantes não aconteçam na vida real. Na encenação, o motorista do automóvel havia ingerido bebida alcoólica e atropelou uma motocicleta.

A equipe do Corpo de Bombeiros fez a remoção da chaparia para mostrar como a vítima deve ser retirada do veículo – sem que corra perigo de incidentes. Já a equipe do SAMU fez o atendimento no local e transporte das vítimas.

Alunos do 6º semestre do curso de enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira estavam no local e participaram da encenação. Diversas turmas da Escola Municipal Joselito Amorim também puderam aprender as lições sobre as consequências do uso de drogas ao volante.

Participaram da simulação agentes de trânsito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e SAMU. (Filipe Oliveira)

Decisão do futsal nesta sexta e sábado

As partidas válidas pela fase decisiva do torneio de futsal nas Olimpíadas Estudantis serão realizadas nesta sexta-feira, 20, e sábado, 21. Os confrontos serão pelas categorias B e C masculinos, que foram adiados no último final de semana, devido as chuvas. Dezessete times representando escolas entrarão em quadra.

Todos os jogos acontecerão no Ginásio Esportivo Oyama Pinto. Às 12h desta sexta-feira o General Osório enfrenta o José Pinto na categoria B. Em seguida acontece a partida entre IFBA e Ernesto. Às 13h45 o Modelo encara o Hilda Carneiro. Pela categoria C o primeiro embate será às 14h30, entre Carmem e Jaguara.  

Fonte: Secom – Feira

OUTRAS NOTÍCIAS