Tempo - Tutiempo.net

Tanques da zona rural limpos e ampliados a espera das chuvas de trovoada

A limpeza e ampliação dos tanques naturais para reserva de água das chuvas estão enchendo de esperança os criadores de animais na zona rural de Feira de Santana.

 

O serviço está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural e já chegou em mais de 160 tanques.

 

O pequeno produtor do distrito de Bonfim de Feira, Manoel da Conceição, agradeceu a ampliação de seu reservatório, principalmente nessa época das expectativas de chuvas.

 

“Como as chuvas de inverno foram fracas, agora estamos aguardando a chuva de trovoada para encher os tanques. Assim deixaremos de utilizar a água potável para dar ao gado”.

 

O trabalho é realizado com um trator e é supervisionado pelos administradores dos distritos.

 

Já foram realizadas 42 limpezas e ampliação no distrito de Ipuaçu, agora, o serviço está em Bonfim de Feira com 142 famílias beneficiadas. A terceira etapa vai ser no distrito de Jaguara.

 

Para Quinquas Santos, também produtor de Bonfim de Feira, a ampliação veio no momento certo para os trabalhadores rurais.

 

“Se fossemos fazer esse trabalho na força braçal, iria durar muito tempo. A chuva poderia chegar e a gente não teria feito ainda”.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, essas ações são importantes para o município ajudar os pequenos produtores a amenizar o problema da seca.

 

“É uma ferramenta que contribui na convivência da zona rural com a seca. São regiões que vivem da pecuária e necessitam desse trabalho”, pontuou.  

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS