Tempo - Tutiempo.net

Vacina contra a catapora começa a ser disponibilizada pela rede pública a partir desta 3ª feira

A vacina tetra viral, que previne contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora, começará a ser oferecida a partir desta terça-feira (1°) nas 116 unidades da Rede de Atenção Básica de Feira de Santana. Deverão ser imunizadas crianças com até 22 meses e 29 dias, além das crianças com 15 meses que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral.

 

A tetra viral será disponibilizada em todos os postos do Programa Saúde da Família, policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A imunização contra catapora é novidade no calendário de vacinação. Até então era disponibilizada apenas na rede particular. A expectativa da Vigilância Epidemiológica é reduzir consideravelmente o número de casos da doença no município, onde foram confirmados 188 de janeiro a agosto deste ano.

 

Segundo a coordenadora da VIEP, Amarry Morbeck, “a catapora é uma doença que geralmente afeta as crianças de maneira branda, porém pode haver complicações. E se alguém for contagiado, a única maneira de evitar a proliferação é através do isolamento social”.

Os sintomas da catapora são o aparecimento de bolhas pelo corpo, que podem ser acompanhadas de febre moderada. As principais complicações são as infecções bacterianas de pele, otite, pneumonias, meningite e infecção generalizada.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS