Tempo - Tutiempo.net

Baleia jubarte é encontrada morta em Ilhéus

Animal foi achado perto da praia de São Domingos.

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na quinta-feira (30), perto da praia de São Domingos, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia.

O animal tem cerca de 3 metros e continuava na praia até a manhã desta sexta-feira (1º). A Secretaria de Serviços Urbanos da prefeitura de Ilhéus disse que vai retirar o animal até esta sexta.

A temporada de baleias acabou na metade de novembro, mas alguns animais, principalmente filhotes, demoram mais tempo para voltar para Antártida, ambiente natural deles.

Conforme especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano.

As aparições são mais comuns no sul do estado. Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias.

Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância.

TV Santa Cruz

OUTRAS NOTÍCIAS