Tempo - Tutiempo.net

BR-101 no extremo sul da Bahia é parcialmente interditada e tem ao menos 30 cidades em situação de emergência

Rio do Peixe invadiu a BR 101

A BR-101, uma das principais rodovias do país, teve trechos interditados no extremo sul da Bahia, por causa das fortes chuvas que atingem a região. A situação afetas as cidades Itamaraju, Eunápolis e Itabela.

Além de ter ao menos 30 cidades em situação de emergência por causa das fortes chuvas

Entre os municípios de Eunápolis e Itabela, a situação ocorre por causa do nível do rio do Peixe, que subiu e invadiu a pista. Por causa disso, uma longe fila de veículos se formou no local.

Em Itamaraju, o caso ocorreu após o deslizamento de um barranco, no KM-820, da BR-101. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local.

No município de Medeiros Neto, também no sul do estado, um rio transbordou, alagou a cidade e casas ficaram submersas. Não há informações de feridos.

Segundo relato de moradores da região, uma ponte da cidade ameaça cair. Um homem, que não foi identificado, ficou impressionado com a situação, registrou imagens nas redes sociais e lamentou.

“É inacreditável o que a gente está vendo aqui! Meu Deus do céu”, diz.

Cidade de Medeiros Neto

 Outras cidades

Já na quarta-feira (8), cidades da região sul da Bahia amanheceram com estragos provocados pela chuva que atinge vários municípios, desde a noite de terça (7).

A situação mais grave é registrada em Jucuruçu, onde os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e causaram sérios transtornos, deixando famílias desabrigadas. Alguns moradores foram resgatados de uma enchente com o auxílio de um colchão inflável.

Não há informações sobre feridos, no entanto, o poder público estima que mais de mil pessoas foram afetadas pela enchente e precisaram sair de suas casas, por causa dos riscos de desabamento.

A prefeitura disponibilizou locais para receber os desabrigados: Escola Estadual, Creche Municipal, Secretaria de Educação e Auditório Municipal.

Já em Itamaraju, três pessoas da mesma família morreram soterradas e ao menos seis casas desabaram após um barranco deslizar. As vítimas estavam dentro de um dos imóveis.

OUTRAS NOTÍCIAS