Tempo - Tutiempo.net

Criança é baleada em rua e morre após fuga de internos da Case, em Camaçari.

Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Irmã Dulce, em Camaçari — Foto: Cid Vaz/TV Bahia

Uma criança de 11 anos que brincava na rua foi baleada e morreu na noite de quinta-feira (14), após fuga de internos da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Irmã Dulce, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.

Familiares de Hebert Filipe Silva Souza disseram que os tiros partiram de policiais militares que perseguiam os adolescentes que fugiram. O menino chegou a ser socorrido para o Hospital Geral de Camaçari, mas não resistiu.

A Secretaria de Comunicação (Secom), no entanto, diz que os casos são distintos e não possuem relação.

Hebert Filipe de 11 anos morreu após ser baleado em Camaçari — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a Secom, por volta das 19h, seis adolescentes, fardados e desarmados, fugiram da unidade de responsabilidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), em Camaçari, que fica na Rua Santo Antônio. As circunstâncias da fuga estão sendo investigadas.

Ainda em Camaçari, só que no bairro Jardim Brasília, houve uma troca de tiros entre policiais militares e membros de uma organização criminosa, conforme informou a pasta. A criança, que não era um dos adolescentes que evadiu da Fundac, foi baleada, deu entrada em hospital, mas não resistiu. A Corregedoria da PM e a Polícia Civil investigam o caso.

Por meio de nota, a Polícia Militar lamentou a morte da criança e informou que a guarnição envolvida na ocorrência foi autuada em flagrante com base em indícios colhidos na Corregedoria da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (15).

Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado e foram ouvidas as testemunhas e familiares da vítima, assim como os policiais militares integrantes da guarnição envolvida no fato. Disse, ainda, que após realização de exames periciais legais, os PMs serão encaminhados para a Coordenadoria de Custódia Provisória, localizada no bairro da Mata Escura.

Fuga no Case

A assessoria da Fundac informou que os adolescentes que evadiram têm idades entre 16 e 19 anos. Esclareceu, ainda que a medida socioeducativa de internação é garantida aos adolescentes até 21 anos incompletos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Comunidade de Atendimento Socioeducativo Irmã Dulce foi inaugurada em 16 de dezembro de 2014. O local é um espaço do governo do estado para a execução de medidas socioeducativas de internação e acolhimento provisório, para adolescentes autores de atos infracionais.

Por volta das 10h30 desta sexta-feira, a Polícia Militar informou que os seis internos do Case Camaçari foram recapturados. Entretanto, não há informações das circunstâncias, nem quando os adolescentes foram achados.

 G1

OUTRAS NOTÍCIAS