Tempo - Tutiempo.net

Crianças Ianomâmis estão expelindo vermes pela boca por falta de medicamentos.

Crianças Yanomâmis estão expelindo verme pela boca

Em carta encaminhada ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yekwana (Dsei-YY), do Ministério da Saúde no dia 12 de julho, a Hutukara Associação Yanomami (HAY) da Terra Indígena (TI) Yanomami, localizada entre Roraima e Amazonas denuncia ausência de medicamentos para tratar verminose, falta de profissionais da saúde e aumento de casos de malária.

De acordo com as lideranças indígenas,  estoques de Albendazol, medicamento básico para tratar a verminose em crianças, não são distribuídos nas comunidades há nove meses.

“Nossas crianças chegam ao ponto de expelir vermes pela boca e há muito tempo não está sendo feito o tratamento com regularidade”, diz o documento.

E não é só.

Reportagem da CNN revela ainda que apenas 10% das comunidades atendidas pelo Dsei têm acesso à água potável por meio de poços artesianos e demais sistemas.

Brasil 247Mega boicote de ingressos é preparado para esvaziar evento de Bolsonaro no Maracanãzinho

Contrariando as estatísticas do Ministério da Saúde, que registrou entre os anos de 2020 e 2021 diminuição de 5% dos casos de malária, o documento diz que os casos da doença  aumentaram exponencialmente em todas as regiões da Terra Indígena Yanomami.

CNN

OUTRAS NOTÍCIAS