Tempo - Tutiempo.net

Eliana Cirino empresária e ex-vereadora morreu essa semana vítima de câncer

A família Cirino estava enlutada com a morte de José Cirino Araújo (Zezinho Currupá) ex-vereador de Conceição do Coité, ocorrida na madrugada da última sexta-feira, 22, no Hospital Aristidez Maltês em Salvador, vítima de câncer, sofre mais uma perda.

Morreu por volta das 23h30 de quarta -feira (27) no Hospital Aliança em Salvador, a ex-vereadora, ex-presidente da Câmara e empresária do ramo lotérico, Eliana Cirino Cruz, aos 63 anos, prima de Zezinho. Ela tinha câncer de mama e lutava contra a doença a mais de 12 anos.

Segundo o irmão Raimundo Cirino, conhecido por Bodô, Eliana vivia uma vida normal em casa nos últimos dias, mas precisou de internamento na última quinta-feira, 21, por ter o quadro de saúde agravado, mesmo no hospital houve um agravo no seu quadro de saúde, provocando o óbito na noite de quarta-feira.

Outro irmão Hélio Cirino lembrou que a irmã passou por uma primeira cirurgia e passou mais de 6 anos que mais parecia ter se curado totalmente da enfermidade, “mas de uns três anos pra cá, ela teve umas recaídas e infelizmente não resistiu” lamentou o irmão.

Eliana foi vereadora por três legislatura, a primeira no período de 1993 a 1996 no Governo Vando, nos últimos dois anos, (95 a 96) presidiu a Câmara Municipal. Conseguiu reeleição para o mandato de 97 a 2000, no segundo Governo de Vertinho, e encerrou a carreira depois de legislar de 2001 a 2004 no Governo Tom.

O atual presidente da Câmara Adalberto Nunes Gordiano (Betão) lamentou a morte e mais uma vez fez cumprir o que pede o regimento da Casa e em luto, fechou as portas do Poder Legislativo.

Ele lembrou que Eliana foi ícone dos azuis (grupo político que se confrontava contra os vermelhos, tradição que perdurou até às eleições municipais de 1988).

Eliana foi situação e ajudou Diovando Carneiro derrotar o grupo de Hamilton Rios na época, tendo o seu maior líder como candidato. O grupo de Hamilton (vermelho) retomou o governo quatro anos depois e se manteve até as eleições de 2012, mas Eliana nos dois mandatos se manteve firma na oposição.

Afastada do meio político, ela passou a cuidar de sua saúde, e nesse espaço de tempo abriu a 2ª casa lotérica de Conceição do Coité, no largo do mercado municipal.

O corpo de Eliana foi velado numa chácara às margens da BA 120, no trecho que liga o centro da cidade às Casas Populares, de onde sai para o sepultamento no cemitério velho. Eliana era muito querida no município.

Aqui também prestamos nossa homenagem a Eliana Cirino.  

Fonte: Calila/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS