Tempo - Tutiempo.net

Exposição gratuita traz réplicas de obras de Tarsila de Amaral e Van Gogh a Salvador

Mostra vai contar com obra de Van Gogh — Foto: Divulgação

A exposição gratuita “O trem da história: uma viagem imaginária de trem”, que exibe réplicas de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Van Gogh e Candido Portinari, será realizada na Caixa Cultural de Salvador, a partir de sexta-feira (6). A exibição é voltada para crianças e adolescentes.

A mostra vai ficar disponível até 16 de dezembro, das terças-feiras a domingos, das 9h às 18h. O dia da abertura terá horário especial, com início às 11h. Pela primeira vez uma exposição será aberta neste horário, com o objetivo de privilegiar o público infanto-juvenil.

A exposição é inspirada no livro “O Trem da História”, da escritora Katia Canton, vencedor do prêmio de Melhor Livro Informativo, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Um trenzinho cenográfico será instalado na entrada da galeria, que pode ser explorado pelo visitante. No primeiro contato, as crianças e adolescentes receberão um passaporte, um livreto que promove interação com as obras, a partir de uma linguagem acessível para o universo infantil.

Ao percorrer toda a viagem, o visitante receberá um carimbo no passaporte, que o reconhecerá como “viajante do mundo”. A mostra também conta com totens equipados com tablets, para que as pessoas possam conhecer um pouco da história de cada artista.

A mostra homenageará os asrtistas Tarsila do Amaral, Van Gogh, Di Cavalcanti Candido Portinari, Leda Catunda, Carmela Gross, Anita Malfatti, Ismael Nery, Leonilson, Regina Silveira, Jorge Barrão, Van Gogh, Renoir, Paul Gauguin, Claude Monet, Hieronymus Bosch, Giorgio De Chirico, Henri Matisse, Marc Chagall, Edgard Degas, Rembrant, Picasso e Lasar Segall.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS