Tempo - Tutiempo.net

Fachin dá 48 horas para Justiça baiana enviar informações sobre saúde de Geddel

Defesa do ex-ministro pediu concessão de prisão domiciliar em razão da pandemia do novo coronavírus.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para a Vara de Execuções Penais da Bahia enviar informações sobre a saúde do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Geddel está preso desde 2017. Inicialmente, o ex-ministro ficou na Papuda, em Brasília (DF), e em dezembro de 2019 foi transferido para a Bahia.

A defesa do ex-ministro pediu a concessão de prisão domiciliar em razão da pandemia do novo coronavírus.

Ao analisar o caso, Fachin, então, pediu à Justiça da Bahia que informe com “urgência” o quadro de saúde de Geddel.

Covid-19

No último dia 9, a defesa de Geddel informou que ele foi diagnosticado com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Depois, a defesa relatou que a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) da Bahia divulgou uma nota informando que o segundo exame de Geddel deu resultado negativo.

“A indefinição diagnóstica, diante do resultado positivo de um exame e negativo de outro, sinaliza para a necessidade de concessão da prisão domiciliar, pois, ainda que não esteja infectado, a sua permanência no ambiente prisional ocasionará, por certo, a contaminação. E, registre-se, as consequências da infecção podem ser trágicas e até letais para quem integra o grupo de risco”, afirmou a defesa.

Fernanda Vivas e Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

 

OUTRAS NOTÍCIAS