Tempo - Tutiempo.net

Funcionários da Uneb protestam no CAB; universidade suspendeu aulas nesta terça

Paralização na Uneb

Professores e funcionários da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) realizam uma manifestação em frente à sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na manhã desta terça-feira (18). As aulas da universidade foram suspensas, mas retornam normalmente na quarta-feira (19).

As principais pautas dos manifestantes são a garantia dos direitos trabalhistas dos professores e maior agilidade na negociação com o governo estadual. “Esse é apenas o primeiro ato de protesto. A ideia é tentar acelerar a negociação. São 489 professores que estão com seus processos travados e sem os devidos direitos exercidos”, disse o assessor Murilo Bereta.

Os alunos que foram à universidade nesta terça-feira encontraram os portões fechados e não conseguiram acesso ao campus. “Os portões estão fechados. Não teve orientação nenhuma, mensagem nenhuma”, contou Therezinha Oliveira, de 76 anos, estudante da Universidade Aberta da Terceira Idade (UAIT), que funciona na Uneb.

Por volta das 10h40, o grupo estava reunido em frente à Governadoria. A programação é de que às 12h os manifestantes caminhem até a Secretaria de Educação, também no CAB, onde um novo ato de protesto deve acontecer.

Interior

As aulas também foram canceladas na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Mas de acordo com a universidade, não houve bloqueio dos alunos e o acesso é livre ao campus.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) informou que não suspendeu as aulas porque precisa atualizar o calendário acadêmico, mas a universidade garantiu que existe disposição dos servidores e professores de apoio ao movimento.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS