Tempo - Tutiempo.net

Governo investe no sertão do Oeste da Bahia

A região semiárida do Oeste da Bahia recebe, nesta segunda-feira (25), novas ações para a ampliação do acesso à água e o desenvolvimento da região, realizadas pelo Governo da Bahia, em parceria com o governo federal.

Os anúncios serão dados na cidade de São Félix do Coribe, que fica a mais de 850 km de Salvador, na Escola Municipal Agnelo Braga, às 9h00.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, representará o governador Jaques Wagner, e o governo federal será representado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

Entre as principais ações está a entrega de um conjunto de máquinas para o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente (Cibarc). Um investimento estadual de R$1,5 milhão.

Trator, pá carregadeira, retroescavadeira e caminhão caçamba compõem o kit. “Estamos equipando os consórcios públicos e isso beneficia diretamente cada município integrante.

Com isso, os gestores vão executar obras indispensáveis ao período de estiagem, como a implantação de barragens subterrâneas, que possibilita a continuidade do plantio para que não falte alimento às famílias”, explica Rui Costa.

A regularização fundiária também faz parte das ações do governo baiano; no ato, 223 títulos de terra serão entregues a agricultores familiares que moram nos municípios de Brejolândia, Canápolis, Correntina, Santa Maria da Vitória, Santana, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, além dos que residem na cidade anfitriã.

Para garantir a alimentação animal em períodos de seca, o governo baiano, através do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, realiza a distribuição de 159 mil mudas de palmas, visando o plantio adensado, e autoriza sete sistemas de água para consumo humano.

Irrigação

A Codevaf entrega 20 kits de irrigação para ampliar a produção dos agricultores familiares da Associação dos Produtores da Fazenda Zé Alves, fica na cidade deJaborandi, região do Rio Corrente.

A implantação dos kits é uma ação conjunta dos programas Água Para Todos (Segunda Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (Inclusão Produtiva), vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria.

Os recursos são provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR/MI).

Os beneficiados pelos kits de irrigação são famílias que estão em situação de pobreza e que possuem condições de usar o equipamento – familiaridade com atividades agrícolas, área própria para cultivo e fonte de acesso à água.

Instituições parceiras da Codevasf são responsáveis por prestar assistência técnica aos produtores. 

Fonte: Casa Civil

OUTRAS NOTÍCIAS