Tempo - Tutiempo.net

Itiruçu registra três casos confirmados da variante de Manaus

Cidade fica no sudoeste da Bahia, informação foi dada pela prefeitura da cidade.

Itiruçu, no sudoeste da Bahia, registra três casos confirmados da variante de Manaus, diz prefeitura — Foto: Blog Itiruçu Online

A cidade de Itiruçu, que fica no sudoeste da Bahia, registrou três casos confirmados da variante da Covid-19 P.1, de Manaus. A informação foi divulgada pela prefeitura do município na tarde desta quinta-feira (3).

Segundo informações da prefeitura, a Secretaria de Saúde constatou através de uma análise laboratorial, solicitada com orientação da prefeita Lorenna Di Gregorio, junto ao Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) a presença da variante do Covid-19 de Manaus no município.

De acordo com a prefeitura, as análises foram realizadas em sete casos e três deles tiveram resultado apontado para a variante de Manaus. O município informou que vem realizando diversas ações para o combate ao vírus e proteção da população.

No dia 6 de maio, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que a Bahia registrou 93 casos confirmados da variante da Covid-19 P.1, de Manaus, e 13 da B.1.1.7, do Reino Unido, até o dia 3 de maio. Desse total, 31 tinham evoluído para óbito.

No dia 14 de maio, o Lacen detectou 21 novos conjuntos de variantes do novo coronavírus em circulação na Bahia.

O Lacen-BA é referência nacional para sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados do Nordeste (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte). O trabalho de sequenciamento vem sendo realizado há oito meses.

G1/BA

OUTRAS NOTÍCIAS