Tempo - Tutiempo.net

Mães que se doam’: Hemoba promove campanha em homenagem às mães

Hemoba campanha doação sangue dia das mães

Na sexta-feira (6), a Fundação Hemoba vai lançar a Campanha ‘Mães que se doam’, para homenagear o Dia das Mães, que será celebrado no domingo (8).

Para o lançamento, estão programados sorteio de brindes, lanche especial e atrações musicais, no Hemocentro Coordenador, em Salvador.

Já no sábado (7), será realizado o Sabadão Solidário, quando a unidade funciona com horário especial para mobilizar voluntários e incentivar a doação de sangue entre amigos e familiares.

Na Hemoba, a maternidade está presente em várias situações no ato de doação de sangue. Por exemplo, Arlene das Virgens, 48 anos, que não pode doar por ser portadora de hepatite, incentivou o seu filho Alesson das Virgens, 27 anos, a ser um doador voluntário.

Deficiente auditivo, Alesson precisava de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para fazer a doação. Arlene soube que havia uma servidora na Fundação (Hemocentro Coordenador), que foi capacitada por um curso de Libras promovido pela Hemoba, e que poderia ajudar o seu filho na comunicação, o que lhe possibilitou tornar-se um doador:

“Sou apaixonada por doação de sangue, doida para sentar naquela cadeira. Foi muita luta para meu filho ser doador, para realizar este sonho em meu lugar, já que não posso ser doadora. Havia a dificuldade por não ter intérprete de Libras, já que ele é surdo, mas não desisti de tentar”.

Já Yone dos Santos cuida da sua filha, Rebeca Portela, 3 anos, diagnosticada com anemia falciforme e paciente da Hemoba. Antes da retirada do baço, Rebeca fez três transfusões de sangue, acompanhada pela mãe, por causa da doença. O sentimento de Yone em viver esta situação é de gratidão.

“Só tenho que agradecer. Que Deus abençoe as pessoas que têm consciência da doação de sangue, que é muito importante. Sempre que posso compartilho e incentivo as pessoas a doarem.

Hoje, a gente está bem, mas amanhã pode precisar, como a minha filha. Não sabemos o dia de amanhã”, declarou.

As unidades da Hemoba no interior da Bahia também participam da campanha do Dia das Mães.

No Hemocentro Regional de Barreiras, acontecerão o Sabadão Solidário, no dia 7, e uma programação com café da manhã, lanche, distribuição de brindes e palestras sobre doação de sangue e cadastro de medula óssea durante todo o mês de maio.

Em Itapetinga, durante esta semana, serão realizadas palestras de captação, distribuição de lembrancinha e divulgação nas rádios da cidade.

Em Eunápolis, serão distribuídos um lanche e uma plantinha de brinde e, em Senhor do Bonfim, está agendado o Sabadão Solidário.

Para colaborar com a ação solidária e de cidadania de doação, procure a unidade da Hemoba mais próxima de sua casa na capital e no interior do estado.

Os critérios para doar: ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

É necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 Kg, estar bem descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

cljornal/Hemoba

OUTRAS NOTÍCIAS