Tempo - Tutiempo.net

Rastreamento do câncer de mama é retomado na região de Feira de Santana e atenderá 4,9 mil mulheres

Rastreamento do câncer de mama

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dando continuidade ao programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, começou nesta segunda-feira (11) a atender na região de Feira Santana, onde serão contemplados quatro municípios: Capela do Alto Alegre, Teodoro Sampaio, São Gonçalo dos Campos e Anguera, totalizando a oferta de 4,9 mil exames de mamografia.

Nos quatro municípios, a meta é atender 140 mulheres por dia, sendo 70 em cada turno.

Todas as mulheres tiveram o exame agendado previamente pelos Agentes Comunitários de Saúde, para evitar aglomerações neste período de pandemia do coronavírus.

O atendimento do Saúde sem Fronteiras começa às 7h e prossegue até 18h.

Para ser atendida, a mulher deve ter entre 40 e 69 anos e apresentar um documento de identidade com foto, além do Cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.

O Saúde sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que o programa “é uma ferramenta de acesso da mulher baiana às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Elas serão atendidas em unidades móveis, equipadas com mamógrafos de última geração.”

“Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da nossa rede de atendimento”.

Cronograma
Nessa etapa do Saúde sem Fronteiras, a primeira de 2021, o atendimento teve início na segunda (11) e vai até o próximo dia 19, no município de Capela do Alto Alegre, na Praça Joaquim Machado, próximo à Prefeitura Municipal;

De segunda (11) até o dia 16, em Teodoro Sampaio, na Praça Barros, também próximo à Prefeitura Municipal;

Em São Gonçalo do Campos, de segunda (11) até o dia 27, na Praça da Estação, e em Anguera, a partir desta terça (12) até o dia 18, na Praça Artur Vieira, ao lado da Prefeitura Municipal.

Ascom/Sesab

OUTRAS NOTÍCIAS