Tempo - Tutiempo.net

Reabertura de shoppings em Salvador tem longas filas

Reabertura de Shoppings em Salvador tem movimentação intensa e longas filas . — Foto: Andrea Silva / TV Bahia

A reabertura dos Shoppings em Salvador, por volta das 12h desta sexta-feira (24), foi marcada por muita movimentação e filas enormes. A situação ocorreu um dia após a primeira fase da flexibilização do comércio em Salvador ser autorizada pelo prefeito ACM Neto. Os estabelecimentos estavam fechados há quatro meses.

Em um dos mais tradicionais centros de compras da capital baiana, que fica na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), a fila começou por volta das 6h e não parou de crescer. Quando o shopping foi reaberto, o resultado foram lojas cheias e muita movimentação.

A situação foi parecida também em outro shopping que fica no centro da cidade. O primeiro a chegar no local não madrugou, mas chegou às 10h, duas antes do autorizado pela prefeitura de Salvador para a reabertura do estabelecimento.

Apesar da grande movimentação, várias medidas são tomadas para que não haja a proliferação da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e higienização de ambientes e produtos, além de limitação de uma pessoa a cada nove metros quadrados em áreas comuns.

Dentro das lojas só pode haver uma pessoa a cada cinco metros quadrados; o estacionamento deve ser limitado a 50% das vagas; é preciso haver medição de temperatura de todos; a realização de eventos presenciais está proibida; e o horário de funcionamento deve ser das 12h às 20h, de segunda a sábado.

Vale frisar que, no caso das praças de alimentação, elas devem funcionar apenas no sistema drive-thru ou para a retirada do produto no balcão, sem consumo nesses locais.

Também nesta sexta, o comércio de rua foi reaberto. Na Avenida Sete, por exemplo, o principal ponto do comércio de rua da capital baiana, as calçadas eram ocupadas por muita gente.

Foi possível a implementação dessa primeira etapa de reabertura do comércio, após a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 ficaram abaixo de 75% por cinco dias consecutivos.

Nesse primeiro momento, podem abrir de forma presencial os shoppings centers e centros comerciais correlatos, bem como lojas de rua acima de 200 metros quadrados [as lojas com área inferior já podiam abrir].

G1/BA

OUTRAS NOTÍCIAS