A frente fria, que está em alto mar na altura do sul da Bahia, ainda deve provocar uma semana de muita chuva em boa parte do Brasil na segunda semana de novembro.
Embora esteja perdendo força, a frente fria ainda ajuda a canalizar a umidade que vem do Norte do Brasil até áreas do interior do Nordeste.
O tempo fica seco na faixa que vai do norte do Paraná em direção ao oeste, atingindo cidades do interior de São Paulo e do centro-sul de Mato Grosso do Sul.
O boletim climatológico do Instituto Nacional de Meterologia (InMet) aponta que a chuva acumulada nos primeiros 10 dias do mês já supera a média climatológica para novembro em várias regiões do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste (veja mapa nesta página).
Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul ao longo da segunda-feira (11), trazendo ar mais frio no começo de manhã no Paraná, em São Paulo, em cidades do sul de Minas e no Rio de Janeiro.
Veja se vai haver chuva forte na sua região.
Região Sul
Uma nova frente fria chega ao Sul deixando o tempo nublado e com chuva a qualquer hora na parte mais ao sul do estado e alerta de temporais na fronteira oeste, na região de Uruguaiana e em outras áreas do sul e sudoeste do RS.
Nas demais áreas do estado a chuva vem a partir da tarde de moderada a forte intensidade e risco para ventos fortes.
Em Santa Catarina e no Paraná, predomínio de sol com alerta de baixa umidade do ar no oeste, noroeste e norte paranaense. No sul catarinense podem ocorrer chuvas fracas.
Região Sudeste
A chuva mais pesada diminui, mas algumas pancadas ainda podem acontecer entre norte, noroeste e parte do Triângulo Mineiro, devido à umidade ainda elevada no Brasil Central.
Chove de forma mais irregular no norte e sul do ES. Tempo firme no centro-sul de MG, em SP e no RJ, com sol, algumas nuvens e temperatura em elevação. A umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no oeste e sudoeste paulista.
Região Centro-Oeste
O sol aparece em GO, no DF, no sul de MT e norte do MS, com pancadas de chuva forte e risco de raios e trovoadas, especialmente durante à tarde.
A maior parte do Brasil Central continua recebendo o ar quente e úmido da Região Norte do país, o que favorece a formação de nuvens densas e pesadas.
A previsão é de mais nebulosidade e chuva persistente no norte de GO, no centro-norte e no leste de MT com risco de temporais. No MS, predomínio de sol na metade sul do estado, onde tem alerta para baixa umidade do ar no período da tarde.
Região Nordeste
A frente fria continua avançando e mantendo a condição de tempo instável sobre a Bahia, o sul do MA e do PI.
Chuva forte também avança sobre oeste do PE. Em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, há previsão de chuvas fortes e temporais. Demais áreas com mais aberturas de sol e pancadas irregulares.
Região Norte
Chove em todas as áreas da região Norte. A segunda-feira (11) será abafada e nebulosa, com algumas aberturas de sol e pancadas de chuva forte em Belém, Boa Vista, Manaus e Macapá. Estão previstos temporais no sul do AM e do PA, TO e em RO.
Brasil