Tempo - Tutiempo.net

TRANSEXUAL MILITANTE DO PSOL FICA TETRAPLÉGICA APÓS TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Transexual do PSOL fica tetraplégica após sofrer tentativa de homicídio

A militante transexual do PSOL, de Presidente Dutra, Bárbara Trindade, mais conhecida como “Babi”, 22 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio. O principal suspeito do crime é Domingo Mendes, morador do município com quem a transexual mantinha um relacionamento amoroso. Segundo relatos de familiares, após os boatos do envolvimento sexual terem repercutido entre os moradores da cidade e nas redes sociais, Mendes convidou Babi para um encontro próximo a Câmara de Vereadores da cidade, por volta das 23hs, e deflagrou dois tiros que atingiram o maxilar e a coluna vertebral, conforme consta no Boletim de Ocorrência nº 86\2017, registrado na Delegacia Territorial de Presidente Dutra, Departamento de Polícia do Interior 14º COORPIN- Irecê.

A transexual está internada em estado grave no Hospital Regional de Irecê, e aguarda a realização de uma cirurgia para retirar a bala que ficou alojada nas costas. De acordo com o Atestado Médico emitido, Bárbara sofreu uma tetraplegia traumática e perderá todos os movimentos do corpo. Mendes está preso na Delegacia de Presidente Dutra, mas já deu entrada em um pedido de Habeas Corpus.

O PSOL entrará com uma ação no Ministério Público e na Procuradoria Geral para solicitar, em caráter de urgência, as medidas jurídicas cabíveis. Para o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, a tentativa de homicídio que ocorreu com Babi representa mais um crime de homofobia. “Infelizmente, esse não é um caso isolado! Todos os dias centenas de companheiras sofrem ataques físicos, psicolóicos e emocionais. O PSOL vai judicializar o fato para que Domingo Mendes seja punido de acordo com a Legislação em vigor no país!”, garante.

O psolista destaca que a sigla defende a diversidade sexual e possui muitos  militantes da comunidade LGBT. “Vamos judicializar a questão para que esse crime não passe despercebido e o criminoso seja punido!” ressalta.

A militante do Coletivo LGBT do PSOL Irecê, Ruby Santos, destaca que os crimes de homofobia são recorrentes na região e as gestões municipais não possuem amparo jurídico eficiente para combater os casos. “Travamos uma batalha cotidiana na luta pelo acesso às políticas públicas e mais proteção legal!”, frisa. O Grupo Feminista Aracema está dando apoio jurídico ao caso. A família de Babi pede doações para ajudar a comprar a cadeira de rodas e as fraldas geriátricas.

LEONARDO ATTUCH

OUTRAS NOTÍCIAS