Tempo - Tutiempo.net

Uefs inaugura Farmácia Universitária nesta quarta-feira (27)

Farmácia UEFS

Espaço pedagógico concebido para atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Farmácia Universitária será inaugurada no dia 27 de outubro (quarta-feira), às 9h. Sediada no campus universitário, próximo aos bancos, as ações a serem desenvolvidas visam o oferecimento de assistência farmacêutica qualificada e da promoção de educação sanitária para o uso racional de medicamentos.

Estão previstas as seguintes atividades a serem realizadas na Farmácia Universitária: dispensação de medicamentos, elaboração do perfil farmacoterapêutico dos usuários, avaliação e acompanhamento da terapêutica farmacológica, prescrição farmacêutica, aferição de pressão arterial e glicemia, medição de temperatura corporal, aplicação de medicamentos injetáveis e informações para os usuários sobre acesso a medicamentos no SUS.

Também estão previstos a coleta e o gerenciamento de resíduos de medicamentos e o serviço de informação de medicamentos; sendo um cenário de prática obrigatório, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares para a graduação em Farmácia (2017) e mais adequado às necessidades de formação para o Sistema Único de Saúde.

Os medicamentos dispensados na Farmácia Universitária serão fornecidos pela Assistência Farmacêutica Municipal mediante Termo de Convênio, já celebrado entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Uefs.

Compreende o elenco do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, destinado à atenção básica, incluindo o Programa de Hipertensão e diabetes (medicamentos e insumos), Saúde Mental e Saúde da Mulher (contraceptivos e insumos).

Também está prevista como contrapartida da PMFS a contratação de farmacêutico e técnico administrativo para desempenhar atividades na Farmácia.

O público-alvo a ser assistido abrangerá, inicialmente, pacientes das Clínicas Odontológicas da Uefs, idosos integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade, estudantes da Residência Universitária e servidores terceirizados.

Ou seja, a Farmácia disponibilizará serviços para a comunidade externa e interna da Uefs.

Neste momento, estão sendo organizados os fluxos de atendimento, os programas de registro de informação dos pacientes e os instrumentos de trabalhos necessários ao desenvolvimento dos serviços para que, em fevereiro de 2022, seja iniciado o atendimento ao público.

Cabe ressaltar que a Farmácia Universitária já existe como programa de extensão desde 2018, contando com a participação de quatro docentes do curso de Farmácia e três bolsistas de Extensão.

Na estrutura do campus que está sendo inaugurada dispõe também de servidora técnica, apoio de estagiária do programa Mais Futuro e é coordenada pelos docentes Tatiane Alencar e Pedro Prates.

Além disso, agregará três outros programas de extensão: Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Atenção Básica do Município de Feira de Santana-BA, Programa de Promoção do uso adequado de plantas medicinais e fitoterápicos nos municípios do semiárido baiano e Centro de Informação Sobre Medicamentos da Universidade Estadual de Feira de Santana (CIM-Uefs), todos institucionalizados.

Acompanhe a inauguração da Farmácia Universitária que será transmitida ao vivo, pelo Instagram @uefsoficial a partir das 9h.

Assessoria de Comunicação Social da Uefs

OUTRAS NOTÍCIAS