Tempo - Tutiempo.net

Alerta EUA caso de peste bubônica em criança

Os Estados Unidos registraram um caso de peste bubônica em um menino na última semana no estado de Idaho. A criança foi tratada com antibióticos e liberada para se recuperar em casa.
Segundo o Departamento Local de Saúde do estado, esta é a primeira vez em 26 anos que um caso da doença é registrado no estado. Não se sabe se o menino contraiu a doença durante uma visita ao estado do Oregon ou em Idaho, onde mora.
Autoridades de saúde disseram que esquilos que vivem perto da casa da criança no condado de Elmore, Idaho, tiveram testes positivos para a doença em 2015 e 2016, embora nenhum caso tenha sido relatado desde então.
“A peste é transmitida aos seres humanos através de uma picada de uma pulga infectada”, disse Sarah Correll, epidemiologista do Departamento de Saúde do Distrito Central. “As pessoas podem diminuir seu risco tratando seus animais de estimação contra pulgas e evitando o contato com a vida selvagem. Use repelente de insetos, calças compridas e meias quando visitar as áreas afetadas pela peste. ”

Os Estados Unidos registram cerca de 7 casos da doenças por ano em áreas rurais do país, de acordo com Centro de Controle de Doenças e Prevenção.
Peste no mundo

Entre 1º de agosto e 8 de novembro de 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada de 2.034 casos de peste, incluindo 165 mortes, em 55 dos 113 distritos de Madagascar.
A peste bubônica é uma das mais antigas doenças. Historicamente, ela tem sido responsável por pandemias generalizadas e com alta mortalidade. Ficou conhecida como “Peste Negra” durante o século 14, quando causou 50 milhões de mortes na Europa.
Nos dias de hoje, no entanto, segundo a OMS e a ONU, a doença é facilmente evitada e tratada com antibióticos se detectada logo no início.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2017 o Brasil registrou apenas um caso de peste em humanos.
O que é peste?

É uma doença infecciosa aguda, transmitida principalmente por picada de pulga infectada, e se manifesta sob três formas clínicas principais: bubônica, septicêmica e pneumônica.

Ainda é um perigo para as pessoas por causa da resistência da infecção em roedores silvestres.
Como é a transmissão?

A peste bubônica é transmitida através da picada de pulga infectada. A pneumônica acontece através de gotículas no ar lançadas pela tosse.
Quais são os sintomas?

A peste bubônica pode causar febre, dor de cabeça, calafrios, fraqueza e um ou mais nódulos inchados.
A pneumônica pode causar febre, dor de cabeça, calafrios, fraqueza e pneumonia com falta de ar, dor no peito e tosse.
A septicêmica pode causar fraqueza extrema, febre, dor abdominal e sangramentos na pele ou alguns órgãos. Pode se apresentar como os primeiros sintomas de peste ou desenvolver de uma peste bubônica não-tratada.
Como é o tratamento?
 
O tratamento é feito com antibióticos, que devem ser administrados idealmente até as primeiras 15 horas após o início dos sintomas.
Como é feita a prevenção?

É preciso evitar o contato com roedores silvestres. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil existem duas áreas distintas consideradas focos naturais: o foco do nordeste e o foco de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS